sexta-feira, 18 de julho de 2008

UMBANDA NO UNIVERSO FAMILIAR

O CASAL

HOMEM E MULHER se harmonizam com as sua ETRUTURA ESPIRITUAL, ENSAIOS,ERROS,atraves de encarnacoes sucessivas,nivel socio-economico,educacional,psicologico e acima de tudo, a individualidade de cada um,traços de personalidade,inteligencia geral,etc...
Os quais necessitam se auto educarem moralmente,constituindo-se exemplos vivos de fraternidade autentica dentro DO LAR e FORA DELE transmitir o fruto desta educação vivencia aqueles que formam o UNIVERSO FAMILIAR.
É PRECISO TRABALHAR AS CAUSAS DOS PROBLEMAS DO casal,ate agora trabalhou-se apenas o EFEITO.
O casal que conhce a DOUTRINA e que sabe que sao ESPIRITOS IMORTAIS,milenares,conhece os principios da reencarnacao,a evolucao intlecto-moral,sabe de onde viemos,porque estamos aqui,o porque das dores e sofrimentos,etc...sabe que e atraves da REFORMA-INTIMA que conseguem vencer as tendencias do passado,e nao ocasionam novos problemas no presente e nem assumem novos compromissos para o futuro.
HOMENS E MULHERES,CASAIS,tem procurado ajuda de outros profissionais nao espiritas para orientacao e ajuda na solucao de problemas de familia,e principalmente PROBLEMAS DO CASAL,porque nao encontram ajuda dentro do movimento,ou seja CENTRO,TERREIRO,etc...
Todos sabemos que mais de 90% dos CASOS-PROBLEMA que batem a porta dos CENTROS,TERREIROS, tem como origem PROBLEMAS NA FAMILIA.
Por iss,o a necessidade de estramos preparados para ajuda-los.

O amor entre MARIDO E MULHER representa caminharem juntos,sem receios,mesmo nos momentos mais dificeis,que por ventura tenham que passar.

--Os MEDIUNS estando preparados,estruturado,para atender,orientando,auxiliando,esclarecendo,e de grande importancia para que se atinja o objetivo que e o de ajudar o CASAl,a FAMILIA.

Existe uma programacao de casamento no plano espiritual,onde muitas criaturas,que se encontram,ja partilharam experiencias sexuais em outras vidas,muitos coracoes que acumpliciaram em outras vidas,hoje
se encontram unidos e ha intensa influencia de ENTIDADES desencarnadas interessadas na uniao dos CASAIS.

SEPARAÇÃO -DESAJUSTE FAMILIAR
após ter sido analisado o casamento,será facil entender a separção.Casamentos problemátiocs caminham celebres para a dissolução.
Todo comportamento humano pode ser examinado pelo binomio essencia/aparencia.
No casamento há o relacionamento real e o que transparece,os quais nem sempre coincidem.Casais aparenmtemente integrados e felizes podem estar desenvolvendo conflitos enormes,desajustes homéricos.Outros que deixam transparecer suas divergencias,talves possuam um relacionamento profundo com ligações bastante sólidas.As vezes somos surpreendidos com anuncios de separação de casais aparentemente perfeitos.

A impressão que se causa (e não a que se quer causar) aos outros tem que ser REAL.Todo fingimento é DESONESTO.Manter as aparencias,demonstrar gentilezas,não divergir em publico pode até ser debom tom social, mas é atitude que seria classificada como hipocrita.
É claro,que divergencias maiores,tipo briga,devem ser evitadas perante os outros,mas o relacionamento deve ser o mais transparente possivel,por uma questão de coerencia.
O termometro do casamento é o CARINHO.
Diminuido o carinho na conversa,no toque,no relacionamento sexual,há prenuncio de rompimento parcial ou total.
O mando,a autoridade,o exclusivismo,a supeiroridade excluem o CARINHO.Sua falta pode tambem ter origem em causas como a desilusão, interferencia negativa de terceiros,intranquilidade financeira, doenças e em causas de grave porte como adulterio,o comportamento psicótico e o desprezo uni ou bilateral.
vida conjugal deveria ser a soma de ideais e de vontades.Uma constante expectativa de ideais e de vontades.Uma constante expectativa de felicidades,as aspirações e esperanças repartidas.A união, a composição.A vida a dois como se fossem um.Não é arenuncia e a concessão para manter a união,mas união amorosa com alguma renuncia e concessão para evitar desajustamentos.

TÉDIO NO LAR
os desajustes domesticos são seguidos ou precedidos de explosões emocionais repentinas que abalam a estrutura do lar.Mas há tambem o desajuste lento e silencioso.Enquanto o primeiro é agudo,o segundo é cronico.
As crises cronicas ~sao muito dificeis de serem superadas.Elas sofrem um processo de sedimentação com o passar do tempo.Iniciam-se sabe-se la porque e se ampliam as custas de pequeninos fatores desgastantes no dia-a-dia.Progressivamente vão minando as bases do relacionamento.Umas vezes são pequenos defeitos detectados no conjuge,sem tolerancia para aceita-los,outras vezes são decepções que a vida conjunta reserva a um ou a ambos,sem meios de adaptação a elas.
Com isso vão sendo acumuladas frustrações,queixas,desilusões. Acumuladas,aramazenadas e não declaradas.Surge então a mágoa.Um casamento que transpira promessa de felicidade no seu inicio,pode chegar a embaraçosa situação de desencanto com o passar do tempo.É logico que para chegar a istto havera sempre a falta do tempero do amor.Somente o amor provoca a superação de todos os problemas.
A crise cronica é o tédio,o cansaço.Não existe prazer na vida a dois,não ha motivações.Cada um continua com suas obrigações formais,com seu sentido de familia,até se respeitam,mas não ha mais a CONVIVENCIA CARINHOSA. A vida torna-se insipida e daí desgastante.
QUEM SUPORTA????
para viver tem que encontrar outras motivações.
o TEDIO NO LAR é uma ocorrencia muito triste.O reajuste tem que ser providenciado logo antes que o mal se enraíze.
O PASSAR DO TEMPO SÓ FAZ PIORAR.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
como casamento não existe ao acaso,a separação não deve ser facilitada.
Ninguem é obrigado a viver com quem não gosta.As vezes é preciso faze-lo.No casamento se operam burilamento e reconciliações.
Do ponto de vista reencarnatorio o casamento pode expressar compromisso,reajuste.Neste caso a separação expressará desistencia ou abandono.
O espirito dispoe da faculdade de interromper,recusar,modificar,adiar o desempenho de compromissos assumidos.Pode não ser o melho para ele,mas é uma decisão própria que julgou ser conveniente e assim deve ser respeitada.
A separação não deve ser solução simplista e precipitada.Todo relacionamento exige flexibilidade e tempo para maturar.Entretanto,
bem pesados todos os fatores,com reflexão e madureza,pode se tornar um RECURSO ÚTIL E NECESSARIO.

QUANDO ROMPER UM CASAMENTO?
Há sempre uma espécie de descompasso, de um modo geral, entre a dinâmica natural da sociedade e os anseios das pessoas que buscam uma vida de compreensão religiosa. Tenta-se fazer das religiões uma espécie de ilha do medo, prisão das emoções humanas naturais, deixando que os seus condenados só sigam os ditos dos seus “líderes” e compêndios “doutrinários”. Bobagens, sob muitos aspectos, mas apenas desfraldo um: religião deve ser para libertar, conduzir à felicidade e nunca, jamais para escravizar sonhos e ideais.

Vemos, dessa forma, no campo das vidas afetivas o cultivo da culpa e do medo, em espetáculo de inquietudes paradoxais, onde ouvimos considerações das mais variadas, em relação às uniões, desde as radicalmente conservadoras, que evocaram a indissolubilidade do casamento, até as mais simplicistas que disseram que é isto mesmo: se não der certo, separa-se.

A doutrina espírita no capítulo IV, de O Livro dos Espíritos, pergunta 697, ensina: A indissolubilidade absoluta do casamento está na lei natural ou somente na lei humana? É uma lei humana muito contrária à lei natural...

É verdade que muitos companheiros espíritas se apegam a esta passagem para, em meu entendimento, equivocadamente, dizerem que a doutrina espírita é contra a separação, o divórcio, pois afirmando os espíritos a Kardec que a indissolubilidade absoluta é uma lei humana, longe fica da chancela espiritual. Ora, quando na pergunta se coloca a palavra absoluta e sabendo que nós espíritos somos eternos, claro que nunca haverá de se falar coisa alguma de forma definitiva. No caso do casamento, sabemos que se trata de processo de reajuste, de refazimento de situações pendentes do passado, de outras vidas. Então, fica claro que se há dificuldades de resolução no presente, não quer dizer que os débitos entre os cônjuges estejam zerados. Não. Eles terão todo um processo futuro para este reencontro e refazimento de suas pendências moral-afetivas.

Em o Evangelho Segundo o Espiritismo, cap XXII, 5, Kardec diz: “ O divórcio é uma lei humana

Em o Evangelho Segundo o Espiritismo, cap XXII, 5, Kardec diz: “ O divórcio é uma lei humana que tem por objeto separar legalmente o que já , de fato, está separado. Não é contrário à lei de Deus, pois que apenas reforma o que os homens hão feito e só é aplicável nos casos em que não se levou em conta a lei divina." Lógico, efetivamente quando não há mais casamento, por que a manutenção da antiga aparência, ou tudo pelos filhos? Bobagens, pois assim só se arrasta o crescimento da antipatia e do ressentimento de uma das partes ou mais raramente de ambas.

Veremos ainda em O Livro dos Espíritos, na pergunta 940: "Não constitui igualmente fonte de dissabores, tanto mais amargos quanto envenenam toda a existência, a falta de simpatia entre seres destinados a viverem juntos? Este encantamento material é a paixão, o cio, algo realmente biológico. Estudos recentes demonstram que ele está aliado a um neurotransmissor: a dopamina e o nível de endorfina. A maneira pela qual o cérebro dispara a produção de ambos tem razões emocionais e bioquímicas."

Assim, quando se chega ao entendimento que o saudável é a separação, que seja ela feita, e o tempo para que isto se dê somente os envolvidos terão como avaliar.

É bom, no entanto, sempre uma avaliação dos processos emocionais, a fim de que não se banalize, como no programa humorístico o casa-separa, casa-separa.

Nenhum comentário: