sexta-feira, 14 de novembro de 2008

EVITANDO O STRESS

Você não pode controlar todas as situações que a vida lhe coloca no caminho, mas você PODE e DEVE controlar a maneira como seu corpo responde a estes desafios. Se por acaso você estiver sentindo dificuldade em lidar com a vida nervosa deste novo século, tente empregar as dicas a seguir:


Durma.

Ah, dormir... Por mais improdutivo e contraditório que possa parecer, dormir ajuda a resolver problemas. Isso porque seu cérebro não pára e, após uma boa noite de sono, aquilo que parecia insolúvel no dia anterior, subitamente se torna um problema simples. Durante o sono, seu cérebro relaxou, liberou boas quantidades de transmissores químicos, brincou de procurar novas conexões neuronais, e voila!, em uma delas estava aquela solução que você tanto procurava! Nunca subestime o poder de gerenciamento que uma rápida soneca é capaz de oferecer. (E agora você tem uma ótima desculpa para dormir um pouco no horário de serviço. Tá vendo como este grupo de discussão pode ser útil?)


Alimente-se direito

Você sabe que os alimentos podem modificar seu humor. Por exemplo: depois daquela discussão, a pior coisa que você pode fazer é sair para um cafezinho. O café é um estimulante do sistema nervoso e tudo que ele irá fazer será aumentar seu nível de irritação - dando mais combustível para outra meia hora de bate-boca. O mesmo vale para a quantidade de lixo que lhe oferecem com o nome de "lanche rápido". Não pule refeições e procure manter uma rotina alimentar baseada em frutas, vegetais, legumes e carnes brancas.


Pratique exercícios regularmente

Pode parecer repetitivo, mas os problemas não são assim também? Eles podem mudar de roupa, mas quase sempre apresentam aquele conteúdo música-pop ("um-pouco-mais-do-mesmo-de-sempre"). Falar que exercícios fazem bem para a saúde é redundante, mas nunca é demais. Exercitar-se melhora sua saúde física e mental, estimulando a liberação de hormônios benéficos como Serotonina e Endorfinas. Agora levante dessa cadeira e leia o restante desta crônica correndo em círculos pela sala.

Tenha hobbies

Um Hobbie é aquilo que foge de sua atividade profissional habitual, tira sua atenção do estresse e lhe coloca focado no momento. Não, assistir televisão comendo pipoca não pode ser classificado como Hobbie. Desenhar, pintar, praticar jardinagem, marcenaria, ou tocar algum instrumento musical são bons exemplos.

Mime-se

Sim, mime-se. Namore com seu corpo e lhe dê presentes. Você guardou tanto para aquele carro, porque não faz o mesmo esforço para presentear-se com uma viagem ou cinco dias em um SPA?

Afie sua mente

Uma situação estressante não é uma ameaça, mas um desafio para o seu raciocínio. Quanto mais afiado for seu cérebro, mais facilmente ele encontrará uma saída. Leia, faça palavras-cruzadas, monte quebra-cabeças, jogue dama, xadrez ou memória com seus filhos (ou sobrinhos, ou vizinhos, etc). O cérebro é o músculo mais especializado do corpo. Não deixe que ele atrofie por falta de estímulo.

Cabeça erguida sempre

Caiu? Levante.
Errou? Peça desculpas e siga em frente.
Olhe atentamente: mundo está sob seus pés, não sobre seus ombros.

Coloque suas emoções na linha de montagem.

Lembra tudo aquilo que deu errado na última viagem? Pois é exatamente o que faz todos rirem na mesa quando você conta. Se é engraçado agora, porque não pôde ser engraçado antes? Porque você provavelmente não havia processado ainda suas emoções como se fossem produtos em uma linha de montagem.

Ao sentir uma emoção forte que poderá repercutir sobre você de modo negativo, procure guardá-la para si por alguns segundos, minutos, horas ou mesmo dias, até conseguir fazer uma análise mais racional do que está acontecendo. Um modo bastante prático de fazer isto é mantendo alguma espécie de diário, onde você pode registrar seu método e analisar os progressos. Lembre-se: exteriorizar suas emoções não significa despejá-las sobre a primeira criatura que vir, feito uma caçamba de concreto reforçado.


ACREDITE EM ALGO!

A ciência comprova: pessoas "espirituais" tendem a ser mais saudáveis que pessoas "não-espirituais".
A prece e a meditação são ferramentas úteis para aliviar o estresse, e nos dão uma consciência mais serena sobre quem somos, quais são os nossos limites e o que realmente vale alguma coisa nessa vida.

Nenhum comentário: