sexta-feira, 7 de novembro de 2008

A VERDADE QUE LIBERTA

Disse Jesus:
“Conheceis a verdade e a verdade vos libertará”.

Porém, o que é a verdade?
Os doutores da Lei de cada agrupamento religioso dizem que a verdade é a doutrina que defendem e condenam, veementemente, as doutrinas rivais.
Católicos, evangélicos, espíritas etc. se engalfinham para defender suas doutrinas, trocando acusações e agressões verbais, seja em livros, em palestras, sites na internet etc.

Porém, qual foi a única verdade que o Cristo nos deixou? O Amor. Sua lição foi simples e pura: “amai a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo”. Jesus amou a prostituta, o ladrão, os fariseus e todos aqueles que o traíram. Não distinguiu entre seus irmãos aquele que merecia ser amado e aquele que merecia ser odiado ou criticado.
Amou incondicionalmente.

Eis aí a verdade que liberta:
o Amor incondicional.

Nós poderíamos, então, compreender a lição de Jesus da seguinte forma: “conheceis o Amor e o Amor vos libertará”. Essa é a missão de todos os espíritos, encarnados ou não: amar incondicionalmente. Enquanto eu me apego às verdades do Ego que me vinculam a uma religião, critico e condeno o outro, logo, deixo de amar incondicionalmente.

É por isso que não é verdadeiro dizer que todas as religiões levam a Deus.
A religião, como criação do Ego humano, afasta-nos de Deus.
A religião é também um campo de prova para ver se amamos a Deus acima de todas as coisas ou se permanecemos idolatrando nossos “gurus” e nossas doutrinas. Enquanto tivermos uma religião não amaremos o próximo como a si mesmo, pois estaremos sempre o julgando e o condenando por sua opção religiosa.

A verdadeira religião está dentro do coração de cada um e se chama Amor. Somente o Amor nos religa a Deus, mais nada.
É por isso que os verdadeiros Mestres como Jesus, Buda, Francisco de Assis e tantos outros não criaram nenhuma religião.

Eles apenas amaram e serviram a Deus.


Texto canalizado na ONG Círculo de São Francisco (www.csf.org.br)
São Carlos/SP – 28/06/2006.

Nenhum comentário: