quarta-feira, 30 de julho de 2008

FLUIDOS ESPIRITUAIS

Os espíritos vivem numa atmosfera fluídica (de fluidos). Dela extraem o que lhes é necessário e agem sobre os fluidos do seu ambiente (Comparativamente, na Terra estamos envoltos pela atmosfera e vivemos em meio a substâncias materiais, que usamos e sobre elas agimos).
Agindo sobre os fluidos, os espíritos influem sobre si mesmos e sobre outros espíritos, e também sobre o mundo fluídico e o mundo material.


QUALIDADE DOS FLUIDOS

Os fluidos em si são neutros. O tipo dos pensamentos e sentimentos do espírito é que lhes imprime determinadas características. Sendo assim, do mesmo jeito que há água pura ou impura para consumo, a pureza ou impureza dos sentimentos do emissor dos fluidos é que determinará a qualidades boa ou má dos fluidos, através da vibração. Os maus pensamentos corrompem os fluidos espirituais, como os miasmas deletérios corrompem o ar respirável. Lembrando que "bom" e "mau" dependem do uso do pensamento. Um copo de água (fluido) com açúcar (pensamento) pode ser bom quando usado pra acalmar alguém, mas mau quando dado a uma pessoa diabética.
Os fluidos iguais se combinam; os fluidos contrários se repelem; os fracos cedem aos mais fortes; os bons (de alta vibração) predominam sobre os maus (de baixa vibração). Os fluidos se reforçam em suas qualidades boas ou más pela reiteração do impulso correspondente que recebem do espírito. As condições criadas pela ação do espírito nos fluidos podem ser modificadas por novas ações do próprio espírito ou por ações de outros espíritos.

COMO AGEM?
É com o pensamento e a vontade que o espírito age sobre os fluidos. Ele os dirige, aglomera, dá-lhes forma, aparência, cor e pode até mudar suas propriedades. É a grande oficina ou laboratório da vida espiritual. A ação dos espíritos sobre os fluidos pode até ser inconsciente, porque basta pensar e sentir algo para causar efeitos sobre eles. Mas também pode o espírito agir conscientemente sobre os fluidos, sabendo o que realiza e como o fenômeno se processa.
Algumas vezes, essas transformações resultam de uma intenção; doutras, são produto de um pensamento inconsciente. Basta que o Espírito pense uma coisa, para que esta se produza, como basta que modele uma música, para que esta repercuta na "atmosfera espiritual". É assim, por exemplo, que um Espírito se faz visível a um encarnado que possua mediunidade para tal, sob a aparência que tinha quando vivo na época em que o segundo o conheceu, embora haja ele tido, depois dessa época, outras encarnações. Apresenta-se com o vestuário, os sinais exteriores - enfermidades, cicatrizes, membros amputados, etc. - que tinha então. Isso não quer dizer que ele permaneceu coxo, ou com cicatriz no espírito, mas sim que o espírito, retrocedendo o seu pensamento à época em que tinha tais defeitos, fez seu perispírito assumir instantaneamente as aparências, que deixam de existir logo que o mesmo pensamento cessa de agir naquele sentido. Se, pois, de uma vez ele foi negro e branco de outra, apresentar-se-á como branco ou negro, conforme a encarnação a que se refira a sua evocação e à que se transporte o seu pensamento. Da mesma forma, o pensamento cria fluidicamente os objetos que ele esteja habituado a usar. Um avarento aparecerá com ouro, um militar trará suas armas e seu uniforme, um fumante o seu cachimbo, etc. Para o Espírito, que é, também ele, fluídico, esses objetos são tão reais como o eram, no estado material, para o homem vivo; mas, por serem criações do pensamento, a existência deles é tão fulgaz quanto for o próprio pensamento.

CORPO FLUÍDICO
O perispírito, ou corpo fluídico dos Espíritos, é um dos mais importantes produtos do fluido cósmico; é uma condensação desse fluido em torno de um foco de inteligência (a alma). Também o corpo carnal tem sua origem nesse mesmo fluido condensado e transformado em matéria tangível. No perispírito, a transformação molecular se opera diferentemente, porquanto o fluido conserva a sua imponderabilidade e suas qualidades etéreas. Mas ambos são matéria, ainda que em dois estados diferentes.
Do meio onde se encontra é que o Espírito extrai o seu perispírito, isto é, esse envoltório ele o forma dos fluidos ambientes. Ou seja, digamos que em Júpiter exista uma população de Espíritos. Eles terão outra constituição "material" composta a partir dos elementos daqueles ambiente. Ora, assim como não poderíamos existir naquele mundo apenas com o nosso corpo carnal, também os Espíritos daqui não poderiam nele penetrar com o perispírito terrestre que os reveste. Emigrando da Terra, o Espírito deixa aí o seu invólucro fluídico e toma outro apropriado ao mundo onde vai habitar.
A natureza do corpo fluídico está sempre em relação com o grau de adiantamento moral do Espírito. Os Espíritos inferiores não podem mudar de envoltório a seu bel-prazer, pelo que não podem passar, a vontade, de um mundo para outro. Infelizmente há muitos que, de tão grosseiros, possuem um perispírito tão "pesado" que eles se sentem como que ainda encarnados na Terra (e muitos juram estar vivos, como um certo personagem do filme "O sexto sentido"). Esses Espíritos permanecem na superfície da Terra, como os encarnados, julgando-se entregues às suas ocupações terrenas. Os Espíritos superiores, ao contrário, podem vir aos mundos inferiores, e até encarnar neles. Tiram dos elementos constitutivos do mundo onde entram os materiais para a formação do envoltório fluídico ou carnal apropriado ao meio em que se encontrem. Fazem como o nobre que se despe temporariamente das suas vestes para envergar trajes plebeus, sem deixar por isso de ser nobre.
O corpo fluídico de um Espírito também se modifica com o progresso moral que este realiza em cada encarnação, embora ele encarne no mesmo meio, ou seja, Espíritos superiores, encarnando excepcionalmente, em missão, num mundo inferior, têm perispírito menos grosseiro do que os Espíritos "naturais" desse mundo.

EFEITOS NO PERISPÍRITO E NO CORPO
O perispírito absorve com facilidade os fluidos externos porque tem idêntica natureza (também é fluídico). Absorvidos, os fluidos agem sobre o perispírito, causando bons ou maus efeitos, conforme seja a sua qualidade.
No caso de um espírito encarnado (como nós), o perispírito, que nos interpenetra, irá reagir sobre o organismo físico, com o qual está em completo contato molecular. E então, se os fluidos forem bons, produzirão no corpo uma impressão salutar, agradável; se forem fluidos maus, a impressão é penosa, de desconforto. Se a atuação de fluidos maus for insistente, intensa e em grande quantidade, poderá determinar desordens físicas (certas moléstias não têm outra causa senão esta). Isso claro, onde houver conflito de pensamentos bons e maus. Se, ao contrário, a pessoa alimentar em seu íntimo os pensamentos mais cruéis e de baixa vibração, sentir-se-á bastante satisfeita com pensamentos semelhantes e incomodada com vibrações harmoniosas e elevadas. Entretanto, como vimos, os pensamentos de baixa vibração corrompem o fluido, afetando assim o perispírito e o corpo físico (caso ainda o tenha). É preciso, então, conseguir energia vital por outros meios, e o vampirismo é geralmente o método mais usado.
O meio está sempre em relação com a natureza dos seres que têm de nele viver: os peixes vivem na água; os seres terrestres, no ar. O fluido etéreo está para as necessidades do Espírito como a atmosfera para as dos encarnados. Ora, do mesmo modo que os peixes não estão adaptados para viver no ar, e os animais terrestres não podem viver numa atmosfera muito rarefeita para seus pulmões, os Espíritos inferiores não podem suportar o brilho e a impressão dos fluidos mais etéreos. Não morreriam no meio desses fluidos, porque o Espírito não morre, mas uma força instintiva os mantêm afastados dali, como a criatura terrena se afasta de um fogo muito ardente ou de uma luz muito deslumbrante. Eis aí por que não podem sair do meio que lhes é apropriado à natureza; para mudarem de meio, precisam antes mudar de natureza, despojar-se dos instintos materiais que os retêm nos meios materiais. Por isso um habitante do umbral (a crosta da Terra e localidades próximas vibracionalmente) não se adaptaria ao "paraíso" sem passar antes por uma mudança progressiva. Nosso Lar, cidade espiritual tornada famosa nos meios espíritas pela psicografia de Chico Xavier, está localizada no umbral, muito embora não seja gerenciada por seres trevosos. Ela é uma cidade de transição, para que as pessoas se "depurem" emocional e vibratoriamente, mais ou menos como um indígena que nunca viu os "brancos" convém passar por um período de transição em lugar sossegado para se acostumar aos poucos com os costumes "exóticos" dos caraíbas.
Os locais onde superabundam os maus Espíritos são, pois, impregnados de maus fluidos que o encarnado "Se não há nenhuma ferida na mão, aquela mão pode segurar veneno. O veneno não penetrará onde não há nenhuma ferida. Não há nenhum mal para aqueles que não o fazem.
absorve pelos poros perispiríticos, como absorve pelos poros do corpo os miasmas pestilenciais.

AURA
Com os seus pensamentos e sentimentos habituais, o espírito (encarnado ou não) influi sobre os fluidos do seu perispírito e lhes dá características próprias. Está sempre emanando esses fluidos, que o envolvem e acompanham em todos os movimentos. É a sua aura, a sua "atmosfera individual".
Na aura do encarnado, a difusão dos campos energéticos que partem do perispírito envolve-se com o manancial de irradiações das células do corpo. No desencarnado, a aura é resultante apenas das emanações perispirituais.
Conforme o tipo fluídico, as auras se harmonizam ou se repelem. Notem que o Espiritismo não faz muita distinção entre corpos astrais. É espírito (alma) e perispírito (e suas variações). A Teosofia é bem mais rica em identificar os tipos de corpos, cada vez mais sutis, e a separação didática do "eu" do "EU" e "eles" da sua essência Divina (Mônada), embora seja tudo uma coisa só.

SINTONIA
Pelo modo de sentir e pensar, estabelecemos um ajuste de comprimento de onda vibratória entre nós e os que pensam e sentem igual a nós; ou seja, entramos em sintonia com eles; Produzimos também um certo tipo de fluido e os espíritos que produzam fluidos semelhantes poderão, então "combinar" seus fluidos com os nossos, pois estabelecemos assim afinidade fluídica (mediúnica).
Quando oferecemos sintonia e combinação de fluidos para o mal, dizemos que estamos dando "brecha" aos espíritos inferiores. Vigilância e oração evitam ou corrigem a influência negativa de outros sobre nós ou de nós sobre outrem.
Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca
(Mateus 26:41)
As moscas são atraídas pelos focos de corrupção; destruídos esses focos, elas desaparecerão. Os maus Espíritos, igualmente, vão para onde o mal os atrai; eliminado o mal, eles se afastarão. Os Espíritos realmente bons, encarnados ou desencarnados, nada tem que temer da influência dos maus.

O PASSE
É uma transmissão voluntária e deliberada de fluidos benéficos, de uma pessoa para outra.

Seu efeito é:
Bom, quando o paciente está receptivo e assimila bem os fluidos transmitidos; daí a necessidade de um preparo prévio da mente, da fé e da oração para estar apto a receber bem o passe;
Duradouro, quando o paciente mantém (pela boa conduta, pensamento e sentimento) o estado melhor que alcançou com o passe.
Se a pessoa não modificar para melhor o seu modo de agir, voltará a sofrer desgaste fluídico e desequilíbrio espiritual.

Não peques mais, para que não te suceda algo pior
(João 4:14)

segunda-feira, 28 de julho de 2008

ESPIRITISMO E UMBANDA

ESPIRITISMO E UMBANDA SÃO MUITO DIFERENTES

Não é conveniente confundir ambos os gêneros de trabalho e função do Espiritismo e da Umbanda.

O Espiritismo abrange o conjunto de criaturas que já se mostram em condições de ativar o seu progresso espiritual independentemente das formas do mundo;
Não tem rituais e nem se preocupa com exterioridades e problemas de ordem exclusivamente material.

A Umbanda, no entanto, é mensagem endereçada aos homens que ainda requerem o ponto de apoio no rito, das imagens, dos símbolos e do fenômeno mediúnico, para focalizar a sua emotividade religiosa.

Mas não importa se o indivíduo é espiritista ou umbandista, porém, interessa a sua conduta e o seu procedimento junto à humanidade! Ninguém vale pela sua crença, mas sim pelas suas obras.

UMBANDA É MEDIUNISMO, MAS NÃO É ESPIRITISMO!
É doutrina que admite a Lei da Reencarnação e o processo de Causa e Efeito do Carma, merecendo também os mais sinceros louvores pelas curas dos enfermos e obsidiados.
Juntamente com as falanges de Espíritos primários ou pagãos, também operam na Umbanda Espíritos de elevada estirpe espiritual, confundidos entre pretos velhos, caboclos, índios ou negros, originários de várias tribos africanas. Os mentores de Umbanda, no momento, preocupam-se em eliminar as práticas obsoletas, dispersivas e até censuráveis, que ainda exercem os umbandistas alheios aos fundamentos e objetivo espiritual da doutrina.

UMBANDA ATUA NO ASTRAL MAIS DENSO
Os trabalhos mediúnicos de Umbanda ajudam a atenuar as violências das entidades cruéis e vingativas que se aglomeram sobre a crosta terráquea.
As equipes de caboclos, índios e pretos velhos experimentados constituem-se na corajosa defensiva, segregando as entidades demasiadamente perversa quem não sabem viver entre as outras criaturas. O Espiritismo, como a Umbanda, apesar do seu labor mediúnico diferente, ambos cumprem determinações do Alto e tendem para o mesmo objetivo em comum.
Enquanto a Umbanda aperfeiçoa a prática mediúnica no campo da fenomenologia mais densa do astral inferior; O Espiritismo doutrina os homens para a sua libertação definitiva das formas do mundo transitório da carne! Malgrado a aparência de ambos se contradizerem, a Umbanda ajusta o vaso e o Espiritismo asseia o líquido; a Umbanda aprimora a lâmpada e o Espiritismo apura a chama!


UMBRAL MENOS DENSO ONDE É O CAMPO DE ATUAÇÃO DO ESPIRITISMO
UMBRAL MAIS DENSO ONDE É O CAMPO DE ATUAÇÃO DA UMBANDA

O ESPIRITISMO

ESPIRITISMO NÃO ADOTA NEM CONDENA AS PRÁTICAS EXTERIORES

O Espiritismo não adota em seu seio o uso de símbolos, ritos, hierarquias religiosas, práticas feitichistas, adorações, cantos folcloricos, porque a sua composição doutrinária cuida precipitualmente de libertar o Espírito de formas transitórias do mundo.

O Espiritismo, como sistema ou doutrina dos Espíritos, firma os seus postulados nas bases principais transmitidas do Além, enquanto a Umbanda, na atualidade, ainda é sincretismo religioso, ritos e costumes religiosos de diversas raças e povos.

Mas não se pode censurar o uso de tais apetrechos, cerimônias e costumes primitivos na Umbanda porque trata-se de movimento espiritualista com práticas e princípios diferentes da codificação Espírita Kardecista.

O AMOR É A MAIOR VERDADE

Em outras palavras, é completamente inútil o combate que movemos contra as idéias que não admitimos.

A verdade é uma só e, um dia, raiará para todos, como o Sol que aquece e ilumina todos os quadrantes do Planeta.

O que o Cristo espera de seus tutelados é a união de propósitos em torno do bem, é o trabalho incessante em favor de nossa iluminação individual, é a promoção intelectual, moral e espiritual de nossos irmãos em humanidade.

Somente praticando a fraternidade e a tolerância poderemos ajudar a construção do mundo sem barreiras que será o Reino de Deus na Terra.


Recordemos do que nos disse o apóstolo Paulo:

“Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor nada serei;

Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência, se eu não tiver amor nada serei;

Ainda que tenha tamanha fé, a ponto de transportar montanhas, se não tiver amor, nada serei e nada disso se aproveitará”.

SOLIDARIEDADE E FÉ!

Solidariedade e fé ajudam a curar!!

Pessoas solidárias vivem em média, sete anos a mais do que as não solidárias. No processo de tratamento e cura, a espiritualidade e a religiosidade são importantes coadjuvantes.

Vida familiar organizada e bom estilo de vida, que inclui espiritualidade, contribuem para a longevidade. Essas idéias foram defendidas pelo cirurgião cardiovascular e diretor do Hospital São Francisco da Santa Casa de Misericórdia, Fernando Lucchese.

"Um potente formador da longevidade é, sem dúvida, solidariedade e a caridade", assegurou o cardiologista.

Disse que uma profusão de estudos desenvolvidos nos últimos 15 anos por renomadas universidades quanto a influência da espiritualidade na saúde e longevidade comprovam o que profissionais da área da saúde verificam no cotidiano da profisão.

"Nós que não tinhamos treinamento para isso, começamos a observar a importância da fé e da espiritualidade para a recuperação do paciente.

Para Lucchese, a busca da espiritualidade é um marco da mudança de século.
"Notícia vinculada no Jornal Correio do Povo, (RS), 24 de Julho de 2008."

sábado, 26 de julho de 2008

O QUE SÃO MANTRAS

Os mantras em geral são muito curtos, um breve verso comportando algumas sílabas e com sentido bem claro. Mas eles também podem consistir numa extensa combinação de sílabas aparentemente desprovidas de sentido. Os "sons-semente", formados de uma única sílaba e que terminam quase sempre por uma nasal, como o m ou n, constituem mantras ainda mais complexos e enigmáticos. Dentro desta categoria, o mantra mais conhecido é OM (AUM), palavra que diz-se contém a chave do universo. OM corresponde às três principais divindades - Brahma, Vishnu e Shiva.

Os mantras são compostos de diferentes formas, eles podem ser o produto de uma inspiração comunicada diretamente pelo Cosmos ou podem resultar também de uma meditação, e nesse caso, ser uma emanação do espírito inconsciente de um iogue. Alguns são recolhidos diretamente no akasha, o éter cósmico ou memória universal, por adeptos de altíssimo grau, outros mantras são obras de poetas, cantores ou de místicos. Muitos mantras, considerados dentre os mais eficazes, foram compostos através de um dos vários métodos usados para reduzir a uma curta fórmula hermética toda uma obra importante, este procedimento é, às vezes, utilizado em proporções inimagináveis, é desta forma por exemplo, que um livro sagrado contendo milhares e milhares de versos podem ser resumido num só capítulo. Este capítulo pode, em seguida, ser reduzido a um só parágrafo, depois a um verso e, finalmente, a uma única sílaba . Esta sílaba última tem um poder tão grande que de forma análoga a um micro ponto da moderna computação, encerra a essência de todo o tratado. O domínio desse mantra conferirá imediatamente ao discípulo uma compreensão intuitiva do conjunto do texto.

Além de OM , existem outros mantras do tipo "som-semente", tais com krim, hrim, vam, gam, ram, shrim, etc ..., cujas vibrações são inicialmente concentradas , e depois projetadas seja para o interior de si mesmo, seja para o exterior, na forma de invocações , ordens, bênçãos com o propósito de agir como instrumento de proteção, de poderes curativos e armas de defesa.

Os mantras "internos" são dirigidos para uma parte do corpo, tal como a cabeça, o espaço entre as sobrancelhas, o plexo solar ou os órgãos sexuais, onde produzem vibrações de energias precisas. Dessa forma, os mantras orientais dirigidos para o crânio provocam ressonância nos alvéolos do cérebro, criando um tipo de iluminação mística. Afirma-se mesmo, na mantra ioga, que certos mantras efetuam uma viagem circular no corpo humano, e que suas reverberações provocam o desaparecimento de tecidos usados e gastos, substituindo-os por tecidos novos. Os mantras podem ser dirigidos para uma parte específica do corpo que tenha necessidade de ser revigorada ou curada.

Acredita-se que existe um mantra para todos os estados e todas as doenças e melhor ainda, para todos os problemas, de qualquer natureza. Todos podem ser resolvidos com a entoação dos sons convenientes e apropriados, porque cada mantra é um som, e as vibrações sonoras constituem a própria base do universo. As doutrinas orientais atribuem enorme importância ao conhecimento e uso dos mantras.

É comum admitir que os efeitos de um mantra são reforçados com a repetição do mesmo : a entoação sem fim da fórmula aumenta o efeito de seus benefícios . O mantra age sobre o espírito, permitindo gradualmente ao praticante compreender seu significado profundo. Sua constante repetição, sobretudo quando combinada com os pranayamas, ou técnicas respiratórias, contribui para suscitar um estado de transe e provocar uma iluminação mística. O mantra penetra nos reinos sobrenaturais, e de certa forma, compele os deuses a responder às preces que lhes são feitas. Se uma pessoa repete (com correção) cem mil vezes um certo mantra que objetiva poder , homens e mulheres lhe obedecerão implicitamente ; se essa pessoa o repete duzentas mil vezes , ela poderá dominar todos os fenômenos naturais ; com um milhão de vezes , conseguirá a faculdade de viajar através de todos o universo. Utilizam-se rosários especiais para controlar o número de repetições. São feitos geralmente de grãos secos, enfiados num cordão .

Por meio de um único mantra pronunciado em voz alta, ou murmurado, ou repetido mentalmente, pode obter aquilo que procura, pois todas as coisas são formas de manifestação do som. E o próprio Brahma é o Som do qual se nutre o universo.

Um mantra (tib. ngag / sngags, jap. shingon), proteção mental, é uma série de sílabas místicas que invocam a energia de um buddha ou bodhisattva. A repetição (sânsc. japa) de mantras no Vajrayana é tão importante que o buddhismo esotérico também é chamado Mantrayana, o Veículo do Mantra. Existem também os dharanis, mantras mais longos, e as sílabas semente (sânsc. bija) que sintetizam a essência da mente iluminada.

[O]s antigos mahasanghikas tinham em seu cânone uma coleção especial de fórmulas mântricas chamada Dharani Pitaka ou Vidyadhara Pitaka. Os dharanis eram meios de fixar a mente sobre uma idéia ou pensamento, uma visão ou experiência obtida na meditação. Estes podem representar a quintessência de um ensinamento, assim como a experiência de determinados estados de consciência, que desta forma podem ser relembrados ou recriados deliberadamente a qualquer momento. Por isso também são chamados de suportes, receptáculos ou berços da sabedoria (sânsc. vidyadhara). Não são funcionalmente diferentes dos mantras, mas em certo grau nas suas formas, já que podem atingir uma extensão considerável e algumas vezes representam a combinação de vários mantras ou sílabas sementes (sânsc. bija-mantra), ou a quintessência de um texto sagrado. Eles eram tanto um produto quanto meio de meditação: "Através da meditação profunda (sânsc. samadhi), adquire-se uma verdade; através do dharani, ela é fixada e retida na memória". [...] Nos textos páli mais antigos [da tradição Theravada], encontramos mantras de proteção ou parittas para afastar perigos, doenças, cobras, espíritos, influências nefastas e outras, assim como criar condições benéficas como saúde, felicidade, paz, um renascimento feliz, riqueza e assim por diante.

(Lama Anagarika Govinda, Foundations of Tibetan Mysticism)

O fundamento filosófico da escola hindu Mimamsa influenciou o uso de mantras no buddhismo Mahayana e Vajrayana.
Um mantra não é nem uma "palavra mágica" nem um "encantamento". é um instrumento da representação e concentração mentais e por isso um recurso do poder mental (mas não de forças sobrenaturais). A raiz man significa "pensar", enquanto o sufixo tra exprime um instrumento, um recurso de acionamento. O efeito do mantra não depende, por conseguinte, de sua entonação — este é outro mal-entendido amplamente divulgado —, mas sim da atitude mental, das associações conscientes e inconscientes que são criadas através da intuição e dos exercícios a ela ligados.


A relação entre a fala, a respiração e o mantra pode ser melhor demonstrada através do método pelo qual o mantra funciona. [...] Através da pronunciação repetida, pode-se obter controle sobre uma determinada forma de energia. A energia do indivíduo está fortemente ligada à energia externa, e uma pode influenciar a outra. [...] É possível influenciar a energia externa, efetuando os assim chamados "milagres". Tal atividade é realmente o resultado de se ter controle sobre a própria energia, através do qual se obtém a capacidade de comando sobre fenômenos externos.


O mantra mais conhecido do buddhismo tibetano é Om Mani Padme Hum (os tibetanos pronunciam Om Mani Peme Hum), associado ao bodhisattva da compaixão, Avalokiteshvara. Nesse mantra, a sílaba Om representa a presença física de todos os buddhas. A palavra Mani, que em sânscrito significa jóia, simboliza a jóia da compaixão de Avalokiteshvara, capaz de realizar todos os desejos. A palavra Padme significa lótus, a bela flor que nasce no lodo; do mesmo modo, devemos superar o lodo das negatividades e desabrochar as qualidades positivas. A sílaba Hum, representando a mente iluminada, encerra o mantra.

Como atuam os mantras? O som exerce um poderoso efeito sobre nosso corpo e nossa mente. E pode acalmar-nos e dar-nos prazer ou ter influência desarmoniosa, gerando uma sensação sutil de irritação. O mantra é ainda mais poderoso do que um som comum: é como uma porta que se abre para a profundidade da experiencia. Visto que os mantras não têm sentido conceitual, não evocam respostas predeterminadas. Quando entoamos um mantra, ficamos livres para transcender os reflexos habituais. O som do mantra pode tranqüilizar a mente e os sentidos, relaxar o corpo e ligar-nos com uma energia natural e curativa.

(Tarthang Tulku, A mente oculta da liberdade)

sexta-feira, 25 de julho de 2008

BENZIMENTO

Benzer significa tornar Bento ou Santo.

È uma prática muito antiga a muitas culturas, mas aqui no Brasil ganhou força no período da colonização junto aos imigrantes que chegaram.

Vale lembrar que os próprios Índios aqui já estabelecidos praticavam seus rituais de cura dentro de um conjunto de orações no seu próprio dialeto.

No quadro dos colonos tínhamos duas classes predominantes no Benzimento:
as parteiras e os benzedeiros.

O Benzimento se da no conjunto de rezas, na formulação de garrafadas, seja de proteção ou de dosagem, existem Benzimentos para proteção de casas, crianças, animais de estimação, plantas, proteção do corpo e de espírito.

Para um bom Benzimento não existe hora e nem lugar, não importa o dia e nem a Lua.

Não é preciso ser médium nem ter nenhum tipo de pré-requisito além da vontade de ajudar ao próximo.

O Benzimento se aprende dentro de uma tradição na qual quem sabe e foi preparado ensina quem precisa, independente de crença ou religião.

Sendo assim o Benzimento é livre a qualquer pessoa que queira aprender.

O CASAMENTO

Na visão Espírita o Casamento pode ser entendido conforme qualificação a seguir:

Casual – Primeiro encontro de duas criaturas. Dessa espécie de casamento tem o casal conseguido levar uma satisfatória relação conjugal. Outros casais não se adaptando e não suportando as desavenças, separam-se. Sem dúvida em próxima vida terrena, reencontram-se para uma reconciliação.

Provatório - Reencontro de espíritos de diferentes graus de adiantamento espiritual, que no passado desentenderam-se, por isso, voltam a encarnar para superar as provas a que forem submetidos, e progredirem.

Expiatório - Em vidas anteriores marido e mulher erraram muito. Reencarnam em novo lar, para corrigir os erros co­metidos. E um casamento de resgate.

Sacrificial - União de um espírito um tanto evoluído com outro menos evoluído com o fim de auxiliá-lo a progredir.

Afins - Espíritos evoluídos com sentimentos elevados, que se amam verdadeiramente. Corações afetuosos, juntos com objetivos supremos para, aliados adiantarem-se espiritualmente.

Não sabemos em qual categoria nos achamos, mas não existe o acaso, ninguém se acha sob o mesmo teto por mera casualidade.

Quis Deus que os seres se unissem não só pelos laços da carne,

mas também pelos da alma, afim de que a afeição mútua dos esposos se lhes

transmitissem aos filhos, e que fossem dois, e não um somente, a amá-los,

a cuidar deles e a fazê-los progredir

Os laços de afeto jamais se rompem. Quando amamos,

permanecemos unidos, aonde quer que estejamos. Mesmo depois de desencarnados.

A maioria dos casamentos, é

programado ou acertado no plano Espiritual, no entanto nos diz também

Emmanuel que a maioria dos casamentos, aqui na Terra, visa reajustes, ou

seja, são casamentos provacionais e certamente o relacionamento não será

dos mais fáceis. Enquanto desencarnados podemos perceber com muita

clareza a extensão de nossos débitos e aceitamos nos reunir para diminuir

ou saldar estes mesmos débitos. Uma vez encarnados, com a benção do

esquecimento dos desajustes passados, nos deixamos envolver, mais uma vez.


Em relação às separações, Emmanuel nos

fala que o melhor é que não sejamos nós aqueles que a busquemos, mas

quando nosso parceiro quiser partir que nós o libertemos.

O significado desta libertação é o trabalho interno de nossas almas

no sentido de não acolhermos mágoas, ressentimentos, ódios.

É um exercício que precisamos começar a realizar.

DEUS,SALVE A UMBANDA!



Obrigado, meu Deus,
pela fé que me sustenta,
Pelos amigos que fiz
E continuo fazendo.

Obrigado, meu Deus,
Pelas bençãos de Ogum,
Pela proteção de Iemanjá,
pelo amor de Oxum.

Obrigado, meu Deus,
Pela força de Iansã,
Pela retidão de Xangô,
Pelo colo de Nanã.

Obrigado, meu Deus,
Pelo equilíbrio de Oxosse,
Pelas curas de Omulu,
pelas cores de Oxumarê.

Obrigado, meu Deus,
Pelas folhas de Ossãe,
Pelas Crianças que enchem
de alegria nossos Terreiros,
Pela amizade dos Boiadeiros.

Obrigado meu Deus,
Pela humildade dos Pretos-Velhos,
Pelas Almas Santas e Benditas,
Pela cumplicidade de Exu e Pomba Gira.

Deus salve a Umbanda!

quinta-feira, 24 de julho de 2008

COMER CARNE

O que nos dizem os Mestres sobre o consumo de carne
(extraído dos ensinamentos de Vahali- Brasil)

"Deveis apenas aceitar em vosso foro interior o que eu vos disse a propósito da alimentação de vibrações animais, e nós faremos o resto.
Compreendereis, então, a pureza do reino vegetal e tereis prazer em comer alimentos puros.
Toda esta pureza se infiltrará em vós e irradiará de vós e emergireis dos desgostos terrestres.

Não deixeis cair vossas vibrações meus filhos.
Todas as doenças, todos os desgostos, todas as limitações provêm de um certo teor de vibrações.
Quanto mais vos privardes da nutrição de vibrações animais, menos vontade tereis delas". (do livro: Meditações)

"A carne morta está cheia de radiações de medo e de resistência.
O animal no momento de morrer pela violência, secreta sucos nocivos e produz uma radiação de medo que se propaga em vós quando ingurgitais sua carne." ( do livro: Meditações).

"O grande mal que há em comer carne, é que a carne do animal registra o sentimento de medo que ele experimenta quando é morto.
O animal tem um corpo emocional, e a vibração de medo registrada pouco antes e no momento da morte, imprime-se na carne e esta substância é absorvida pelo corpo emocional do ser humano que a come.

O homem assimila não só aquilo que ingere, mas também aquilo que respira ( sem oxigenação não há combustão, não há produção de energia ou qualquer processo metabólico), luz ( cores; sim, nós "comemos" com os olhos também ), som ( música, barulhos, conversas etc.), afetos, carinhos, ( eu chamo isso de alimentação psicológica).

O ato de comer é de suma importância nas nossas vidas. Observem como as pessoas se comportam durante as refeições: absorvem os alimentos de uma forma mecânica, rápida, inconsciente, engolem sem mastigar, comem em pé, lendo ou vendo televisão. Fomentam na sua cabeça e no seu coração pensamentos e sentimentos que bloqueiam totalmente a capacidade de assimilar o alimento. Deste modo, perturbam o funcionamento do organismo, pois nenhum processo pode continuar a desenvolver-se corretamente, nem a digestão, nem as secreções, nem a eliminação das toxinas.

A maneira como você se relaciona com os alimentos, é a mesma com que se relaciona com a vida. Além deste fator intrínseco, que é a forma como você se alimenta, temos que refletir sobre a qualidade destes alimentos, de aparência tão bonita mas que escondem uma quantidade assustadora de agrotóxicos, corantes, antibióticos, hormônios, conservantes, plásticos etc.

Há milhares de pessoas que adoecem, sem saber que os seus males provêem da maneira como se alimentam e dos alimentos. Alergias, doenças cárdio-vasculares, câncer, corrimentos, dores de cabeça, cálculos, depressão, ansiedade, hemorróidas, varizes, prisão de ventre, gastrites, sinusites, amigdalites, insônia, pesadelos, irritabilidade, obesidade, esta é uma pequena amostra de doenças, na qual, a alimentação contribui de maneira muito significativa.

quarta-feira, 23 de julho de 2008

SAL GROSSO

Há muito que se discute sobre a questão do uso do sal grosso para as funções de descarrego!
Não vamos aqui enumerar uma série de motivos para que se faça isso ou não se faça, até mesmo porque, já existe farta documentação a respeito e, principalmente, porque esse tipo de ação vai depender muito mais da doutrina em que se está inserido do que propriamente qualquer coisa que se possa dizer como sendo falso ou verdadeiro.

Podemos comparar o uso do sal grosso com funções de descarrego espiritual ao tratamento químico que se dá ao câncer.
Sabemos que o câncer, em poucas palavras leigas, é o resultado patológico de células crescendo desordenadamente levando inclusive ao óbito.

O remédio contra essa doença atua nessas células doentes destruindo-as, entretanto, as demais células, ainda que saudáveis, têm as mesmas características orgânicas das células doentes e assim, o remédio também as destrói.
Chama-se a isso de reações adversas.

Podemos associar um fato ao outro dizendo que o mal espiritual que nos aflige é como a célula cancerosa, uma energia como outra qualquer com que lidamos no dia a dia, porém descontrolada, ou mesmo, negativamente dirigida, mas semelhante em suas estrutura as demais que componham nosso ser naquele instante.

Quando usamos o sal grosso ele atua de forma eficaz contra toda e qualquer energia, mas, principalmente, contra as deletérias, destruindo miasmas e negatividades, mas, da mesma forma que o remédio contra o câncer atua, provoca reações adversas em nosso organismo espiritual.

Por isso, é comum orientar-se para que o uso do sal grosso não se dê sobre a cabeça, ou Ori, sede de nossa espiritualidade mais avançada a fim de que não se produza reações mais adversas do que as que possamos suportar.

Como disse antes, em função de visões doutrinárias diferentes, não será incomum que muitos discordem desta tese, dando inclusive como exemplo a água do mar, posto que a mesma, absolutamente salgada, é um dos melhores banhos de descarrego que se possa conhecer.

A isso podemos retrucar que a religião é profundamente simbólica e o que se vê num determinado ponto da escala da criação não é exatamente o que se pode inferir de suas germinações ou conclusões futuras.

Da mesma forma que o Obi é a fruta que alimenta o Ori no ritual do Bori, sendo ele o fruto de uma determinada árvore, somente ele é utilizado no ritual e não as cascas da árvore, ou mesmo, serão as folhas da geratriz que farão parte do ritual, apenas o fruto.
Será que na árvore, mãe e produtora, não haverá qualquer parte intrínseca do Obi, da mesma forma, que na água do mar existe o sal?

Exato! Na água do mar existe o sal, mas ali é a água do mar o símbolo do banho e não mais o sal puro, o grosso, ou mesmo, como alguns admitem, o refinado, da mesma forma, que não se usa qualquer parte da árvore geratriz do Obi, mas, usa-se sobejamente a sua fruta.

PALAVRAS DE UM PRETO VELHO

Médiuns

'" Médiuns,nossos irmãos e parceiros,a urgência da hora exige de vocês - assim como de nós ,espíritos - um comprometimento integral com a causa do bem.

Não há lugar para vacilações e dúvidas,nem tempo para pestanejar.

O momento histórico e espiritual que vive o planeta Terra chama-nos à responsabilidade,e quem não se colocar como instrumento das forças superiores do bem e da luz já está,por si só,entregando-se como instrumento da discórdia e das forças de oposição ao Cordeiro.

Invistamos no conhecimento superior.

Sejamos nós os trabalhadores da última hora,porém aqueles que se especializam para o enfrentamento das questões sérias desencadeadas pela obsessão em suas formas mais complexas,mas nem sempre sutis.

O Plano Superior aguarda novos parceiros,e não apenas médiuns passivos.

Espera instrumentos participativos e atuantes ,para que a vitória das falanges do bemseja decisiva,e a Terra,em breve,seja liberada da carga tóxica e das energias densas que mantêm na retaguarda da evolução "

É inadiável atualizar o conhecimento espiritual,capacitar os médiuns ,instrumentalizando-os com estudo e novas técnicas,além de fundamentar nossas açoes nos princípios éticos do Evangelho do Cristo.

Estamos no meio de uma batalha espiritual sem precedentes na história.
Somos nós os chamados para a última hora.

terça-feira, 22 de julho de 2008

CRISTAIS E SEUS PODERES

Meditações E Orações:

Os cristais são excelentes auxiliares em meditações. Para isso, basta segurar seu cristal pessoal, ou um cristal que você eleja ou programe somente para meditações, durante todo o tempo em que estiver meditando. Para este fim específico, a ametista é um cristal altamente energético.

Quando for a reuniões de oração e meditação coletiva, leve sempre seu cristal de meditação ou cristal pessoal. Também em cursos e workshops, mesmo que o assunto não seja especificamente a respeito de cristais, você deve levar consigo pelo menos seu cristal pessoal.

No caso de meditações em que você prefira estar deitado, a melhor posição para o cristal é no centro da testa, entre as sobrancelhas, com a ponta dirigida para o alto da cabeça.

ATENÇÃO:

Antes de qualquer trabalho com cristais, procure limpar o ambiente acendendo um incenso e, se for agradável para você, coloque uma música suave. É imprescindível mentalizar a luz branca cercando todo o seu corpo e invocar a ajuda de seus guias espirituais, anjos, mestres e protetores. Agindo assim, você estará seguro e protegido para a realização de qualquer trabalho espiritual.

Lembre-se que os cristais agem como antenas, e sem a devida sintonia você pode estar sujeito a interferências indesejáveis.


Os Cristais e Seus Poderes de Cura

Dos quatro reinos da natureza – o vegetal, o animal, o hominal e o mineral, - o reino mineral é o mais antigo, contendo em si informações desde os primórdios a respeito do nosso planeta.

Os Cristais guardam em si segredos milenares sobre o aparecimento da vida inteligente no universo. Poderíamos dizer que alguns deles são verdadeiras bibliotecas a onde estão registrados sentimentos coletivos e suas diferentes materializações.

O egoísmo que se transforma em pragas e desastres ecológicos, por exemplo, derramamento de petróleo no mar;
O ódio entre os povos que se transforma em guerras e incêndios;
As tristezas dos povos que se transformam em fortes chuvas e provocam inundações.

Partindo do pressuposto de que o nosso universo é energia, uma mais condensada – formando os corpos físicos que são perceptíveis pelos nossos sentidos; outra mais sutil que permeia todo o campo energético não visível, assim os Cristais são grandes condensadores de energia.

Quando observamos um simples cristal bruto, uma pedra preciosa ou semipreciosa, sentimos através da sua luz, beleza e cor, toda a energia que ela nos transmite.

Através dessa energia somos levados à percepção de realidades paralelas, conseguimos assim, penetrar em nosso mundo interior, promover nosso auto conhecimento e desenvolvimento pessoal, permitindo-nos mudar padrões de comportamento e usufruir de uma vida mais feliz.

Os Cristais e qualquer formação rochosa são compostas por diversos minerais que devido as suas propriedades físicas funcionam como condutores e amplificadores de energia, por isso são utilizados na indústria, como por exemplo na fabricação de fibra ótica, em chips de computadores, relógios, aparelhos de ultra-som, etc.

Os minerais presentes nos Cristais são substâncias inorgânicas formados de elementos químicos tais como: sódio, potássio, cálcio, iodo, cobre, etc.



CRISTAIS E SEUS PODERES

Também no nosso corpo se encontram presentes esses mesmos minerais, e quando em desequilíbrio, i.e., quando sua taxa se encontra acima ou abaixo daquilo que seria normal, dizemos que estamos doentes, pois nosso organismo entra em falência.

Utilizamos os Cristais para reequilibrar o organismo. Por exemplo:

Fraqueza muscular: usando a gema brasilianita no ponto da água (umbigo) pode-se restaurar o organismo, pois o provemos de fosfato básico de sódio e alumínio.

Excesso de tensão: usando o quartzo rosa (óxido de silício e titânio) no ponto entre as sobrancelhas, obtemos o relaxamento.

Dificuldade: para se expressar: podemos usar a água-marinha (silicato de alumínio e berílio) no quinto centro e obter melhora.

Proteção: utilizamos a turmalina-negra ou turquesa (fosfato de alumínio e potássio).

Utilizamos os Cristais também como auxiliares:

Nas meditações;
Na energização de ambientes e pessoas;
Na revelação de sonhos, e
Na regressão de vidas passadas.

Vários são os tipos de cristais e pedras preciosas, cada um com sua energia específica, sua personalidade e sua finalidade. Não importa a sua filosofia de vida, credo, ou religião, deixe os Cristais cumprir a sua missão e ajudá-lo, eles são bons professores e conselheiros, médicos e psicólogos.

TRONQUEIRA,GANGA

Muitos são, os que chegam em um templo de Umbanda e se melindram, se assustam com as firmezas existentes na porta.

Aquelas casinhas, conhecidas como tronqueiras, que tem como finalidade o assentamento das forças dos nossos exús e pombagiras.

A tronqueira é um recurso maravilhoso, colocado pelo astral em prol dos templos de Umbanda, que recebem os assistidos, na sua grande maioria, com seres trevosos à atormentá-los.

Este recurso, é no templo, um ponto de força, onde está firmado (ativado) o poder dos guardiões que militam em dimensões a nossa esquerda.

O ponto de força funciona como um pára-raios, é um portal que impede as forças hostis se servirem do ambiente religioso de forma deturpada.

No astral, os exús e pombagiras, utilizam-se dos elementos dispostos na tronqueira para beneficiar os trabalhos que são realizados dentro do templo.

Com estes elementos, estes abnegados servidores da luz, anulam forças negativas, recolhem e encaminham seres trevosos, abrem caminhos, protegem, etc...

Dentro de uma tronqueira, são dispostos vários elementos magísticos que são utilizados por guardiões de Lei.

Citaremos alguns mais simples, as firmezas deste ponto de força são velados e eles pedem que não se abram mistérios, mais que se faça os devidos esclarecimentos sobre o assunto, dando ênfase a importância ao aprendizado elevado.

*Os tridentes dentro da tronqueira representam os poderes tripolares, onde através das energias emanadas por eles, os guardiões, diluem forças trevosas, envolvem seres para o resgate ou para aprisioná-los, forma um campo energo-magnético capaz de repelir ou atrair determinadas forças ou seres.

*Pedras negras ou vermelhas, formam portais dimensionais, ligados ao embaixo e as dimensões a esquerda, dando condições aos guardiões transitarem nestas esferas de forma resguardada e eficaz.

Através das pedras se da também tratamentos para várias finalidades, onde o elemento da sustentação para que o guardião possa atuar nas vibrações mais densas do ser.

As pedras criam áreas especificas de energia, capazes de envolver tudo o que fora mentalizado pelo sacerdote que possui a guarda do templo.

*Sementes ou ervas, da mesma forma que os outros elementos, eles entram em campos específicos, onde as energias das pedras, do tridente, do marafo, da vela, da ferradura, dos punhais, não entram.

*Os punhais, emitem energias perfurantes, cortantes, dilacerantes, onde se utiliza para freiar forças negativas provenientes do embaixo.

*Marafo, é o elemento dual, onde trás a união de dois elementos contrários, a água e o fogo, é um dos elementos mais utilizados, onde podemos com ele abrir portais e fechar aberturas de buracos negros.

Todos os trabalhos onde oferendamos os guardiões, este elemento é utilizado para fazer o fechamento com um círculo, ou a abertura.

Um copo deste elemento na tronqueira, funciona entre outras coisas como catalizador, filtro, condutor, amalgamador, etc...

Existem vários tipos de elementos, que são velados, isso se faz necessário, para manter o devido resguardo dos trabalhos dos templo, evitando até que pessoas dêem mal uso a forças tão importantes a todos os templos de Umbanda.

Que os senhores guardiões, através da Lei maior e da Justiça Divina, possam limpar nossa religião dos falsos umbandistas, dando um ar de limpeza a está que é a Maior religião do Mundo. Pena que os encarnados ainda não descobriram.

É importante que os médiuns e os assistidos saibam da importância de uma tronqueira e que todos saibam que este ponto de força está sobre as ordens da Lei maior.

Quando alguém deturpa este ponto de força, usando-o de forma negativa, este se torna um portal negativo.

Este tipo de procedimento não é da Umbanda e sim de seitas que muitas vezes se utilizam do nome da nossa religião.

Devemos saudá-los, de forma respeitosa quando adentramos nos templos.

Qualquer um pode se servir do poder desses guardiões, acenda uma vela e peça proteção e auxilio e receberá.

Eles estão a serviço do Bem, da Lei Maior.

segunda-feira, 21 de julho de 2008

PENTAGRAMA



Pentagrama (estrela de 5 pontas) simboliza o Homem Integral (de braços e pernas abetos) interagindo em perfeita harmonia com a plenitude da existência.
Simboliza evolução. É usado para proteção, além de estar associada à intuição, sorte e êxito. A estrela representa o domínio dos cincos sentidos. Também conhecida como o Pentagrama.
Simboliza proteção. É usado como talismã de proteção contra inimigos visíveis e invisíveis. Também conhecida como Estrela Cigana e Estrela de David. A Estrela Cigana é o símbolo dos grandes chefes ciganos. Possui seis pontas, formando dois triângulos iguais, que indicam a igualdade entre o que está à cima e o que está a baixo. Representa sucesso e evolução interior.

Alguns planetas e o asteróide Kiron formaram no céu de novembro a belíssima estrela de seis pontas chamada de estrela de Davi ou Maguen David [escudo de David]. Que serve de proteção contra as energias negativas.

Cada planeta trocará aspectos cinco vezes com os outros da formação de trígonos, oposições e sextis. Enriquecendo e ampliando seus potenciais, compartilhando e buscando a mais plena harmonia.

Essa estrela evoca a integração do em cima com o embaixo.

A estrela em hexagrama aponta para seis direções, onde cada direção é de dimensão dupla. Sendo uma referência aos 12 Signos do Zodíaco onde o homem vivenciará cada signo ou nível em suas diversas vidas.

"Há seis direções que compreendem o universo físico, são os que ocultam os mistérios mais profundos."

Sefer Yetsirá


Na árvore da vida, o hexágono localiza-se nas esferas de Chessed, Gevurah, Tifered, Hod, Netzach e Yesod que significam: Amor /Compaixão, Força, Beleza, Vitória, Esplendor e Fundação. Qualidades estas que o Rei David expressou tão bem em sua vida.


Foram descobertos, do período Bíblico, mais de cem selos, da época da monarquia. Todos com os nomes dos proprietários e suas características pessoais. E os selos das mulheres eram os que tinham mais adornos decorativos. Salomão também tinha o seu, assim como David tinha o seu próprio selo pessoal que ficou eternizado como o selo de David.


A estrela de cinco pontas - pentagrama -[selo de Salomão] muitas vezes é confundida com a estrela de David. O selo de Salomão era uma figura com a qual ele podia atrair, selar e domar espíritos.


David expressou compaixão, até mesmo para aqueles que intencionavam lhe fazer o mal. Por um outro lado, David que significa "O Amado", possuía o Dom de despertar simpatia e auxílio por parte das pessoas.: Abigail que ajudou David e seu exército com provisões; Jonatas, filho de Saul que o protegeu; Sadoc, o sacerdote, e seus filhos que arriscaram suas vidas por ele; e Joabe que foi o seu fiel general.

DAVI, OS FILISTEUS
E A UNIFICAÇÃO DAS
TRIBOS DE ISRAEL

David enfrentou e venceu os Filisteus, que possuíam poderio superior; unificou as Doze Tribos de Israel, trazendo àquele povo simples, crescimento material, espiritual e cultural nunca antes alcançados; conquistou e fundou a cidade de Jerusalém chamando-a de Ir Salém [Cidade da Paz].

David não teve vergonha de se despir e dançar nu, entre os místicos profetas. Ele tocava lira e compôs vários Salmos; e ainda assim teve tempo para viver seus grandes e complicados amores.




A estrela de seis pontas é uma figura muito poderosa, pois aparece na natureza, e através dos ângulos dos planetas que formam no céu. Se uma pessoa a tiver em seu mapa natal. Possuirá um grande carisma e a capacidade de despertar a simpatia de todos. Será portador de grande sensibilidade, criatividade, capacidade de liderança e será beneficiado pelo casamento.


No interior da estrela de David se forma a figura de um grande retângulo chamado na Astrologia de Retângulo Místico. Que é como a Arca Sagrada e a voz de HÁ-SHEM [D-us] falando àqueles que estão preparados para receber à "Sua Presença". O Sacerdote que não estivesse purificado, morria fulminado ao entrar no Santuário.


No Egito este retângulo simbolizava o caixão de Osiris, que foi morto e esquartejado por seu irmão Set [o princípio do mal]. Isis, também chamada "A Redentora", juntou suas partes espalhadas e conseguiu fazê-lo ressuscitar num plano mais elevado. Esse era o grande mistério bem guardado pelos sacerdotes egípcios. Ressuscitamos também em vida ao reunificarmos nosso ser, corpo, sensações e sentimentos, resgatando assim a nossa plenitude.

Em Hebraico costumamos, chamar cemitério, não com o significado ocidental, mas por Bet Olam ["Casa da Eternidade"] ou Bet Chayym ["Casa da Vida"], que é uma concepção originada de Isías:.

"Teus mortos viverão, meus mortos se levantarão".

Havia um rito de túmulos entre os Judeus. No Monte das Oliveiras e em suas encostas foram encontrados mais de setenta mil túmulos judaicos.


Era costume na Judéia, deixar os corpos dos mortos em uma câmara de pedra, por um tempo, até que só restasse o esqueleto. Em seguida juntava-se cuidadosamente os ossos, que eram enrolados em linho, ungidos com finos óleos, e vinhos aromáticos. E amarrados firmemente à maneira das múmias egípcias. Em um segundo momento eram colocados em uma urna de pedra. Preparando assim , para o dia da ressurreição dos mortos.


O ponto mais elevado da estrela na Árvore da Vida aponta para Daat, que é a conquista da imortalidade. Por isso não podemos esquecer, que buscamos compartilhar com outras pessoas porque sempre seremos incompletos.
2

A ESTRELA E O
ASPECTO SEXTIL

Os sextis que ligam os triângulos da estrela de David formam a estrela chamada de a Rosa dos Ventos. Hoje ela está fincada numa boa e fértil mistura das três terras [Touro, Virgem e Capricórnio], regada pelas três águas [Câncer, Escorpião e Peixes], exalando seu perfume doce e envolvente, nos convidando a sentir o cheiro de terra molhada após a chuva, que nos brindará com o ar puro que nos revitalizará. É um convite para o amor, e para o prazer dos nossos corpos.


A Lua cheia em Touro fazendo oposição ao Sol em Escorpião, nos ensina que a natureza e o corpo são Divinos, que se reprimir não é saudável.


A estrela de seis pontas é de natureza feminina. Geometricamente na Cabala cada ângulo possui um som, e o seu é o "Lá", que é nota da harmonia universal. Lá em Hebraico significa "Para Ela" , que é o próprio encontro da alma.

O QUE SÃO ODUS?

DIZ-SE QUE, NOS PRIMÓRDIOS DOS TEMPOS, NÃO EXISTIA SEPARAÇÃO ENTRE O CÉU E A TERRA (ORUM-AIYÉ) E QUE HAVIA UMA CONVIVÊNCIA ÍNTIMA ENTRE OS ORIXÁS E OS SERES HUMANOS; TODOS PODIAM IR AO ÓRUM E VOLTAR QUANDO DESEJASSEM.
PORÉM UM CERTO DIA, O HOMEM DESONROU SEU COMPROMISSO COM ÓLORUM, PECOU CONTRA O SUPREMO AO TOCAR O QUE NÃO PODIA SER TOCADO.
E ASSIM, O MESMO DIVIDIU O CÉU E A TERRA. O PRIVILÉGIO DA LIVRE COMUNICAÇÃO DESAPARECEU EM TROCA DAS DIFERENTES FORMAS ORACULARES ESTABELECIDAS E LEGADAS POR ORUNMILÁ


Odús (signos de ifã), são presságios, destinos, predestinação. Os odús são inteligências siderais que participaram da criação do universo; cada pessoa traz um odú de origem e cada orixá é governado por um ou mais odús. Cada odú possui um nome e características próprias e dividem-se em "caminhos" denominados "ese" onde está atado a um sem-número de mitos conhecidos como itàn ifá.

Os odús são os principais responsáveis pelos destinos dos homens e do mundo que os cerca.

Os orixás não mudam o destino da vida e sim executam suas funções dentro da natureza liberando energia para que todos possam dela se energizar e encontrar seu caminho,
O odú é o caminho, a existência do destino o qual o orixá e todos os seres estão inserido.

Alguém já escutou a seguinte frase ?
-com o destino não se brinca...
-sua vida esta escrita...
- seu destino já estava escrito...

E muitas outras frases populares que refere-se a odú.

Cada pessoa pode ir de encontro ou seguir um caminho alheio ao destino estabelecido, neste caso seu destino e sua conduta fogem as regras siderais (seguiu um caminho diferente dentro do estabelecido).

Geralmente nestes casos, as mesmas tentem a sofrer decepções em sua vida em geral (amor, trabalho,família, saúde, mortes prematuras, etc)

São nesses casos que a espiritualidade pode ajudar, porém tudo que é natural e de conformidade com o destino, não deve ser modificado.

Nós quando nascemos, somos regidos por um odú que representa nosso "destino" assim como o nosso caminho.

Através de ifá, podemos averiguar o porque das situações serem adversas as de sua vontade e se a mesma está em um caminho diferente ao destinado ou escolhido.

O destino das pessoas e tudo o que existe podem ser desvendados por meio da consulta a ifá, o oráculo, que se manifesta pelo jogo.

Ifá tem seu culto específico e o mais alto cargo do culto de ifá é o de Olwo, título concebidos a alguns babalaôs.

Ifá é o orixá da adivinhação e para tudo deve ser consultado.

Existem alguns tipos de jogo utilizado por Babalorixás e Ialorixás que não são os mesmos métodos do opelé ifá (utilizado pelos babalaôs em consulta a Ifá), como o rosário de ifá, o jogo de búzios (meridilogun), etc.

No jogo de búzios (mais comum meridilogun) quem fala é exú, são dezesseis búzios que podem ser jogados também pelos babalorixás e yalorixás.

A consulta a ifá é uma atividade exclusivamente masculina, mas as mulheres passaram a poder pegar nos búzios porque oxum fez um trato com exu, conseguindo dele permissão para jogar.

O jogo de opelé ifá baseia-se num sistema matemático, em que se estabelece 256 combinações resultantes dos 16 odús usados no jogo de búzios multiplicado por 16.

Nada se faz sem que antes se consulte o oráculo, quanto mais séria a questão a ser resolvida, maior a responsabilidade da pessoa que faz o jogo.

Narram algumas lendas que ifá girou pelo mundo, deixando legados e ensinamentos a vários povos de como manter comunicação com os deuses no órun (céu), passando pelos árabes onde não foi aceito e vindo a se estabelecer definitivamente na áfrica, junto aos povos iorubás onde manteve seu legado ensinando aos sacerdotes como restabelecer a comunicação com seus antepassados.

Assim ,aperfeiçoando um dos mais avançados métodos de consulta existente.

A COR LARANJA



O meio caminho entre o amarelo e o vermelho, o laranja é a mais angustiante das cores. Entre o ouro celeste e o vermelho ctônico, esta cor simboliza, antes de tudo, o ponto de equilíbrio entre o espírito e a libido. Agrega a luminosidade e alegria do amarelo com excitação e vibração do vermelho. Relaciona-se com o ardor e entusiasmo.
Ela é a cor das túnicas dos monges budistas e a cruz de veludo laranja dos Cavaleiros do Espírito Santo.
A energia dessa cor pode estimular o sangue e os processos circulatórios e influenciando as funções mentais e os sistemas respiratório e nervoso.
Segundo a tradição hindu, o laranja está ligado ao segundo chacra, um dos centros energéticos espalhados pelo corpo. Localizado entre o púbis e o umbigo, esse chacra, chamado sacro, rege os órgãos reprodutivos e a libido, e influencia todos os processos criativos. Em cromoterapia, técnica que usa luzes coloridas na cura, a gama dos alaranjados também é usada no tratamento de doenças do abdômen e dos órgãos reprodutores. "Ela ajuda a soltar as amarras que impedem a livre expressão da criatividade", diz o terapeuta Carlos Florêncio, de São Paulo, que sugere um exercício para estimular a capacidade criadora. "No local de trabalho, imagine-se envolto em uma luz laranja e procure se sentir estimulado por essa energia", ensina o especialista.
Na Idade Média, acreditava-se que o laranja simbolizasse crueldade, orgulho e ambição. Antes ainda, o próprio Buda cortou os cabelos e trocou as suntuosas vestimentas reais pela roupa alaranjada de mendigo. É por essa razão que os monges budistas usam até hoje túnicas laranja, simbolizando a renúncia.

Vamos agora mergulhar em mais uma cor quente, ao qual mostra toda sua força de ambientalização.
Com o laranja iremos trazer novamente o poder do estímulo e quentura. Ela é uma cor contagiante e quando usada em demasia poderá trazer irritabilidade devido a sua ardência.
A laranja é como todas as frutas de mumerosos carosos, é como um símbolo de fecundidade. No Vietnã, davam-se laranjas à todos os jovens casais. Na China antiga, provavelmente pela mesma razão, a oferenda de laranjas às moças significa um pedido de casamento.

A cor laranja é indicada para fortalecer as energias do lar. O dourado traz sorte e otimismo para os ambientes: uma sala decorada com quadros em tons alaranjados é um lugar agradável de ficar. As paredes pintadas de laranja ganham otimismo e leveza. Particularmente, as crianças se sentem muito bem quando se deparam com essa cor em seu dia-a-dia. Sua energia faz as pessoas se soltarem e se sentirem mais confortáveis.
Objetos de cor laranja estimulam a ambição, a vontade de vencer e despertam a cobiça nas pessoas. Paredes laranja tendem a atrapalhar os estudos ou o descanso, estudos indicam que ela pode deixar as pessoas do recinto eufóricas.
O meio caminho entre o amarelo e o vermelho, o laranja é a mais angustiante das cores. Entre o ouro celeste e o vermelho ctônico, esta cor simboliza antes de tudo o ponto de equilíbrio entre o espírito e a libido.
O Laranja é a cor da liberdade e independência, pode ter uma grande compatibilidade com sua cor complementar: o azul.
Quando a proximidade destas cores temos sensação de equilíbrio, unindo o calor laranja e o frio do azul.
Simbolicamente, o laranja, representa a prosperidade, a fatura de frutos e o Sol.
Agrega a luminosidade e alegria do amarelo com excitação e vibração do vermelho. Relaciona-se com o ardor e entusiasmo.
O laranja é o simbolo da energia. Na aura, um brilhante laranja-claro denota saúde e vitalidade; um laranja-escuro, orgulho; um laranja embaçado cor de lama, um intelecto fraco.
Um excesso de laranja na aura revela um abundância de força dinâmica vital.
Todo o equilíbrio que apresenta essa cor, tende a se romper, num sentido ou noutro, o alaranjado (como podemos chamar o laranja para que a mesma não seja associada a fruta) torna-se então a revelação do amor divino ou o emblema da luxúria.

Ela é a cor das túnicas dos monges budistas e a cruz de veludo laranja dos Cavaleiros do Espírito Santo.
O véu dos noivos é o emblema da perpetuidade do casamento e corresponde, no sentido profano, à auriflama (Bandeira,
estandarte, lábaro, pendão) do sagrado. O véu que Virgílio dá a Helena é açafroado.

As musas que aparecem em certas versões como filhas do céu e da terra e cuja importância nos cultos apolíneos é conhecida, também teriam vestes da cor do açafrão.
A pedra de Jacinto, de cor laranja, era considerada como um símbolo de fidelidade.
Essa cor constituía o emblema de uma das doze tribos de Israel sobre o peitoral do Grande Sacerdote de Jerusalém; voltamos a encontrá-la sobre a coroa dos Reis da Inglaterra, onde simboliza a temperança e a sobriedade do Rei. Passada no fogo, esta pedra se descolore, o que explica que se tenha visto triunfa sobre o ardor das paixões e as apaga.
O equilíbrio entre o espírito e a libido é algo tão difícil que o alaranjado se torna também a cor simbólica da infidelidade e da luxúria.
Segundo tradições que remontam ao culto da Terra-Mãe, era buscado na orgia ritual, que devia conduzir à revelação e à sublimação iniciatórias.

Diz-se que Dionisio usava vestimentas alaranjadas...
O laranja, é cor dominante do chacra do umbigo e está vinculado com os órgãos reprodutores femininos e com todas suas glândulas supra-renais. Ele tem a afinidade com a energia feminina, a energia da criação. E mais delicado do que a energia dinâmica e masculina do vermelho, mas e complementar deste.
O laranja reflete entusiasmo com vivacidade impulsiva e natural.
Essa cor traz as "bênçãos da vida" como a boa saúde, vitalidade, criatividade e alegria, assim como confiança, coragem, animação, espontaneidade e atitude positiva frente à vida.
Comunicação, movimento e iniciativa geralmente são os principais elementos da cor.
O efeito colateral da cor laranja pode incluir uma atitude autoritária ou esmagadora. Isso pode ser expresso como ostentação ou traço exibicionista.
As vibrações negativas do laranja estão associadas com descontentamento, melancolia e tristeza e, suas formas extremas são refletidas por perda da vitalidade, abatimento e destrutividade.

Pessoas que se irritam com facilidade ou pessoas estressadas, geralmente sustentam uma antipatia com o alaranjado.
A energia dessa cor pode estimular o sangue e os processos circulatórios e influenciando as funções mentais e os sistemas respiratório e nervoso.

O laranja e o azul devem ser trabalhadas em equilíbrio e harmonia.
O laranja e uma boa cor para ser usada nos casos de fadiga e de exaustão.
O laranja tem se mostrado benéfico em casos de bronquite crônica e com um tratamento regular pode ajudar a eliminar a formação de catarro e a tosse que acompanha essa moléstia.
O laranja tem um efeito antiespasmodico, devendo, portanto ser usado para espasmos e cólicas. No quarto do bebê, a exemplo do vermelho, deve ser utilizado com cautela.
Uma lâmpada laranja colocada no quarto de uma criança pode ser útil em casos onde existam as condições acima citadas.
Laranja, fogo, pôr do sol, luz, chama, calor, festa, perigo, força, luminosidade, dureza, euforia, energia, advertência e tentação. Essas são as relações materiais e afetivas desta cor quente, estimulante e angustiante.

Laranja, tangerina, damasco, nêspera... Frutas gostosas até de ver ainda no pé, radiantes e luminosas, simplesmente por causa da cor: o laranja, ou abóbora, como alguns preferem. Quente e intensa, a segunda cor do espectro solar é associada ao otimismo e à alegria de viver. "Ela irradia energia e vitalidade", afirma a psicoterapeuta Eliane Pedro dos Santos, de São Paulo. Como na casca das frutas, a mistura de vermelho e amarelo só faz bem: dá a sensação de bem-estar e disposição, estimula a comunicação e a sociabilidade, especialmente em pessoas introvertidas. "É aconselhável que crianças tímidas sejam estimuladas a usar lápis ou massa de modelar dessa cor", diz Eliane.
Segundo a tradição hindu, o laranja está ligado ao segundo chacra, um dos centros energéticos espalhados pelo corpo. Localizado entre o púbis e o umbigo, esse chacra, chamado sacro, rege os órgãos reprodutivos e a libido. Como um convite a desfrutar o sexo de forma alegre e prazerosa, os tons alaranjados são verdadeiros antídotos contra repressões ou inibições sexuais. Em cromoterapia, técnica que usa luzes coloridas na cura, a gama dos alaranjados também é usada no tratamento de doenças do abdômen e dos órgãos reprodutores. Todos os processos criativos se relacionam ao segundo chacra - desde a inspiração artística até a mais sublime forma de criação, a gestação de um bebê no útero - e, conseqüentemente, à cor. "Ela ajuda a soltar as amarras que impedem a livre expressão da criatividade", diz o terapeuta Carlos Florêncio, de São Paulo, que sugere um exercício para estimular a capacidade criadora. "No local de trabalho, imagine-se envolto em uma luz laranja e procure se sentir estimulado por essa energia", ensina o especialista.
Na Idade Média, acreditava-se que o laranja simbolizasse crueldade, orgulho e ambição. Antes ainda, o próprio Buda cortou os cabelos e trocou as suntuosas vestimentas reais pela roupa alaranjada de mendigo. É por essa razão que os monges budistas usam até hoje túnicas laranja, simbolizando a renúncia.
Injeção de ânimo
Em casa, o laranja aquece os ambientes, deixando-os mais acolhedores. E não importa se o espaço seja grande ou pequeno. "É uma cor muito alegre, nunca deixa uma sensação opressiva", diz a decoradora Nesa César, ela mesma uma entusiasmada fã dos tons alaranjados. Para atenuar a vibração, a decoradora sugere limitar a cor a apenas uma parede ou, então, pintar teto, portas e janelas de branco. "Usar roupas de cor laranja também tem um efeito estimulante contra depressão e desânimo", conclui a terapeuta Eliane dos Santos.

FORÇA INTERIOR

Está dentro de nós,essa energia que as vezes deixamos de lado,e por acomodação achamos que não temos.

Mas,se olharmos para dentro de nós,no fundo de nossa alma,no fundo do nosso eu,iremos encontra-la sim.

E é somente ela que nos impulsiona para a frente quando temos uma meta importante em nossa vida,seja ele qual for.

precisamos remexer,revirar,e encontra-la.

encontrar essa força interior e traze-la para fora,escancarar,e derrubar todos os obstaculos que nos impedem de sermos libertos,de sermos puros,de evoluirmos, de jogarmos no lixo toda energia negativa

toda essa sujeira que não nos pertence.

façamos isso,tentemos a cada dia,e com certeza,Deus,estará de braços abertos para receber nossos apelos,nossos desabafos,nossos pedidos,etc.

essa FORÇA INTERIOR que move o ser humano
nada mais é que:

O AMOR PRÓPRIO...

sexta-feira, 18 de julho de 2008

UMBANDA NO UNIVERSO FAMILIAR

O CASAL

HOMEM E MULHER se harmonizam com as sua ETRUTURA ESPIRITUAL, ENSAIOS,ERROS,atraves de encarnacoes sucessivas,nivel socio-economico,educacional,psicologico e acima de tudo, a individualidade de cada um,traços de personalidade,inteligencia geral,etc...
Os quais necessitam se auto educarem moralmente,constituindo-se exemplos vivos de fraternidade autentica dentro DO LAR e FORA DELE transmitir o fruto desta educação vivencia aqueles que formam o UNIVERSO FAMILIAR.
É PRECISO TRABALHAR AS CAUSAS DOS PROBLEMAS DO casal,ate agora trabalhou-se apenas o EFEITO.
O casal que conhce a DOUTRINA e que sabe que sao ESPIRITOS IMORTAIS,milenares,conhece os principios da reencarnacao,a evolucao intlecto-moral,sabe de onde viemos,porque estamos aqui,o porque das dores e sofrimentos,etc...sabe que e atraves da REFORMA-INTIMA que conseguem vencer as tendencias do passado,e nao ocasionam novos problemas no presente e nem assumem novos compromissos para o futuro.
HOMENS E MULHERES,CASAIS,tem procurado ajuda de outros profissionais nao espiritas para orientacao e ajuda na solucao de problemas de familia,e principalmente PROBLEMAS DO CASAL,porque nao encontram ajuda dentro do movimento,ou seja CENTRO,TERREIRO,etc...
Todos sabemos que mais de 90% dos CASOS-PROBLEMA que batem a porta dos CENTROS,TERREIROS, tem como origem PROBLEMAS NA FAMILIA.
Por iss,o a necessidade de estramos preparados para ajuda-los.

O amor entre MARIDO E MULHER representa caminharem juntos,sem receios,mesmo nos momentos mais dificeis,que por ventura tenham que passar.

--Os MEDIUNS estando preparados,estruturado,para atender,orientando,auxiliando,esclarecendo,e de grande importancia para que se atinja o objetivo que e o de ajudar o CASAl,a FAMILIA.

Existe uma programacao de casamento no plano espiritual,onde muitas criaturas,que se encontram,ja partilharam experiencias sexuais em outras vidas,muitos coracoes que acumpliciaram em outras vidas,hoje
se encontram unidos e ha intensa influencia de ENTIDADES desencarnadas interessadas na uniao dos CASAIS.

SEPARAÇÃO -DESAJUSTE FAMILIAR
após ter sido analisado o casamento,será facil entender a separção.Casamentos problemátiocs caminham celebres para a dissolução.
Todo comportamento humano pode ser examinado pelo binomio essencia/aparencia.
No casamento há o relacionamento real e o que transparece,os quais nem sempre coincidem.Casais aparenmtemente integrados e felizes podem estar desenvolvendo conflitos enormes,desajustes homéricos.Outros que deixam transparecer suas divergencias,talves possuam um relacionamento profundo com ligações bastante sólidas.As vezes somos surpreendidos com anuncios de separação de casais aparentemente perfeitos.

A impressão que se causa (e não a que se quer causar) aos outros tem que ser REAL.Todo fingimento é DESONESTO.Manter as aparencias,demonstrar gentilezas,não divergir em publico pode até ser debom tom social, mas é atitude que seria classificada como hipocrita.
É claro,que divergencias maiores,tipo briga,devem ser evitadas perante os outros,mas o relacionamento deve ser o mais transparente possivel,por uma questão de coerencia.
O termometro do casamento é o CARINHO.
Diminuido o carinho na conversa,no toque,no relacionamento sexual,há prenuncio de rompimento parcial ou total.
O mando,a autoridade,o exclusivismo,a supeiroridade excluem o CARINHO.Sua falta pode tambem ter origem em causas como a desilusão, interferencia negativa de terceiros,intranquilidade financeira, doenças e em causas de grave porte como adulterio,o comportamento psicótico e o desprezo uni ou bilateral.
vida conjugal deveria ser a soma de ideais e de vontades.Uma constante expectativa de ideais e de vontades.Uma constante expectativa de felicidades,as aspirações e esperanças repartidas.A união, a composição.A vida a dois como se fossem um.Não é arenuncia e a concessão para manter a união,mas união amorosa com alguma renuncia e concessão para evitar desajustamentos.

TÉDIO NO LAR
os desajustes domesticos são seguidos ou precedidos de explosões emocionais repentinas que abalam a estrutura do lar.Mas há tambem o desajuste lento e silencioso.Enquanto o primeiro é agudo,o segundo é cronico.
As crises cronicas ~sao muito dificeis de serem superadas.Elas sofrem um processo de sedimentação com o passar do tempo.Iniciam-se sabe-se la porque e se ampliam as custas de pequeninos fatores desgastantes no dia-a-dia.Progressivamente vão minando as bases do relacionamento.Umas vezes são pequenos defeitos detectados no conjuge,sem tolerancia para aceita-los,outras vezes são decepções que a vida conjunta reserva a um ou a ambos,sem meios de adaptação a elas.
Com isso vão sendo acumuladas frustrações,queixas,desilusões. Acumuladas,aramazenadas e não declaradas.Surge então a mágoa.Um casamento que transpira promessa de felicidade no seu inicio,pode chegar a embaraçosa situação de desencanto com o passar do tempo.É logico que para chegar a istto havera sempre a falta do tempero do amor.Somente o amor provoca a superação de todos os problemas.
A crise cronica é o tédio,o cansaço.Não existe prazer na vida a dois,não ha motivações.Cada um continua com suas obrigações formais,com seu sentido de familia,até se respeitam,mas não ha mais a CONVIVENCIA CARINHOSA. A vida torna-se insipida e daí desgastante.
QUEM SUPORTA????
para viver tem que encontrar outras motivações.
o TEDIO NO LAR é uma ocorrencia muito triste.O reajuste tem que ser providenciado logo antes que o mal se enraíze.
O PASSAR DO TEMPO SÓ FAZ PIORAR.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
como casamento não existe ao acaso,a separação não deve ser facilitada.
Ninguem é obrigado a viver com quem não gosta.As vezes é preciso faze-lo.No casamento se operam burilamento e reconciliações.
Do ponto de vista reencarnatorio o casamento pode expressar compromisso,reajuste.Neste caso a separação expressará desistencia ou abandono.
O espirito dispoe da faculdade de interromper,recusar,modificar,adiar o desempenho de compromissos assumidos.Pode não ser o melho para ele,mas é uma decisão própria que julgou ser conveniente e assim deve ser respeitada.
A separação não deve ser solução simplista e precipitada.Todo relacionamento exige flexibilidade e tempo para maturar.Entretanto,
bem pesados todos os fatores,com reflexão e madureza,pode se tornar um RECURSO ÚTIL E NECESSARIO.

QUANDO ROMPER UM CASAMENTO?
Há sempre uma espécie de descompasso, de um modo geral, entre a dinâmica natural da sociedade e os anseios das pessoas que buscam uma vida de compreensão religiosa. Tenta-se fazer das religiões uma espécie de ilha do medo, prisão das emoções humanas naturais, deixando que os seus condenados só sigam os ditos dos seus “líderes” e compêndios “doutrinários”. Bobagens, sob muitos aspectos, mas apenas desfraldo um: religião deve ser para libertar, conduzir à felicidade e nunca, jamais para escravizar sonhos e ideais.

Vemos, dessa forma, no campo das vidas afetivas o cultivo da culpa e do medo, em espetáculo de inquietudes paradoxais, onde ouvimos considerações das mais variadas, em relação às uniões, desde as radicalmente conservadoras, que evocaram a indissolubilidade do casamento, até as mais simplicistas que disseram que é isto mesmo: se não der certo, separa-se.

A doutrina espírita no capítulo IV, de O Livro dos Espíritos, pergunta 697, ensina: A indissolubilidade absoluta do casamento está na lei natural ou somente na lei humana? É uma lei humana muito contrária à lei natural...

É verdade que muitos companheiros espíritas se apegam a esta passagem para, em meu entendimento, equivocadamente, dizerem que a doutrina espírita é contra a separação, o divórcio, pois afirmando os espíritos a Kardec que a indissolubilidade absoluta é uma lei humana, longe fica da chancela espiritual. Ora, quando na pergunta se coloca a palavra absoluta e sabendo que nós espíritos somos eternos, claro que nunca haverá de se falar coisa alguma de forma definitiva. No caso do casamento, sabemos que se trata de processo de reajuste, de refazimento de situações pendentes do passado, de outras vidas. Então, fica claro que se há dificuldades de resolução no presente, não quer dizer que os débitos entre os cônjuges estejam zerados. Não. Eles terão todo um processo futuro para este reencontro e refazimento de suas pendências moral-afetivas.

Em o Evangelho Segundo o Espiritismo, cap XXII, 5, Kardec diz: “ O divórcio é uma lei humana

Em o Evangelho Segundo o Espiritismo, cap XXII, 5, Kardec diz: “ O divórcio é uma lei humana que tem por objeto separar legalmente o que já , de fato, está separado. Não é contrário à lei de Deus, pois que apenas reforma o que os homens hão feito e só é aplicável nos casos em que não se levou em conta a lei divina." Lógico, efetivamente quando não há mais casamento, por que a manutenção da antiga aparência, ou tudo pelos filhos? Bobagens, pois assim só se arrasta o crescimento da antipatia e do ressentimento de uma das partes ou mais raramente de ambas.

Veremos ainda em O Livro dos Espíritos, na pergunta 940: "Não constitui igualmente fonte de dissabores, tanto mais amargos quanto envenenam toda a existência, a falta de simpatia entre seres destinados a viverem juntos? Este encantamento material é a paixão, o cio, algo realmente biológico. Estudos recentes demonstram que ele está aliado a um neurotransmissor: a dopamina e o nível de endorfina. A maneira pela qual o cérebro dispara a produção de ambos tem razões emocionais e bioquímicas."

Assim, quando se chega ao entendimento que o saudável é a separação, que seja ela feita, e o tempo para que isto se dê somente os envolvidos terão como avaliar.

É bom, no entanto, sempre uma avaliação dos processos emocionais, a fim de que não se banalize, como no programa humorístico o casa-separa, casa-separa.

NUMEROLOGIA

Engana-se quem pensa que NUMEROLOGIA é apenas harmonizar nomes,numeros de casas ou entender sobre si.
Os numerós pulsam tudo oque voce olhar.Dentro deles existem milhares de combinações:
-cores,aromas,cristais,plantas,etc...
Assim como nós combinamos de diferentes maneiras com diferentes tipos de pessoas,mas de alguma maneira todos nós fazemos parte do Universo e o Universo por sua vez vive dentro de nossa alma.

A NUMEROLOGIA é um estudo cientifico das vibrações numéricas e a influencia dessas vibrações em nossas vidas.

A NUMEROLOGIA é um oráculo,uma ferramenta poderosa no auxilio do autoconhecimento e não está atrelada a dógmas e religião.

Nosso código é formado por nome,data de nascimento,horário,e com esses dados pode-se falar da sua existencia nesta vida e em outras.
Decifrando seus códigos,deciframos seus bloqueios,as suas sensações, o seu passado e as pedras que poderá ewncontrar no futuro,se não tomar uma atitude agora.
Desta forma a NUMEROLOGIA é uma Arte Divina,ela mostra caminhos,assim o TARÔ, o BARALHO CIGANO, bastando que voce abra a sua mente e deixe que o seu coração encontre o numero perfeito para ele,que encontre o caminho pelo qual a sua alma realmente esta aqui.


NUMEROS DOS ORIXÁS

OXALUFÃ......10
OXAGUIÃ......8
IEMANJÁ......4
EXU..........7
OGUM.........2
XANGÔ........12
OXUM.........5
OXOSSI.......6
IANSÃ........9
ABALUAÊ......3
OXUMARÊ......14
NANÃ.........13
OSSÃE........15

Os números não são apenas números! Cada número carrega um tipo de energia e um tipo de qualidade diferente. Cada letra do alfabeto é ligado com cada número, desde o número 1 até o 9, começando com o número 1 que corresponde a letra A do alfabeto, e novamente começando pelo J que corresponde o número 10 e assim por diante. Adicione todas as letras do seu nome completo reduzindo-o para um único digito, assim você descobrirá informação sobre você! Por exemplo, se o total de números do seu nome for 31, você adiciona 3 + 1 = 4. Consulte a tabela abaixo para ver o que o número 4 fala sobre você.

1 Significa liderança e ambição. Também é o número que traz coragem, independência, atividades mentais e físicas, individualidade e realizações. O número 1 é visto como o número para principiantes.

2 Pessoas que tiram esse número provavelmente seguem outras pessoas do que lideram. É o número da sensitividade, grande intuição e trazem equilíbrio em situações. São ótimos parceiros no amor.

3 Na espiritualidade, o número três é visto como o poder da unidade entre a mente, corpo e espírito. O número três é adaptável, alegre, sociável, ótimos comunicadores(as), gostam de manter a harmonia e o equilíbrio em suas vidas.

4 É o número da terra e representa estabilidade e fidelidade. Simboliza as quatro estações do ano, os elementos e as pontas dos compassos. Também são pessoas honestas e capazes.

5 É o número dos sensações e dos sentidos. Representa a liberdade e o espírito de aventura. São animadores de festas, otimistas e adoram viagens.

6 São pessoas intelectuais, imaginativas e sempre estão procurando ser perfeccionistas. São atenciosos com a família, nas relações amorosas e adoram ter responsabilidade.

7 O número sete é visto como um número de grande espiritualidade. Representa os sete dias da semana e as sete cores do arco-íris. São sábios, pensam profundamente nas coisas e se interessam muito por assuntos místicos.

8 É um número prático e pertencem as pessoas sucedidas e organizadoras que se dão bem em negócios. São pessoas que trabalham duro em ambos os aspectos: material e espiritual.

9 São pessoas que se preocupam com outras pessoas e seus direitos. Possuem muitos talentos, fazem de tudo para alcançar seus objetivos, mas nunca tiram vantagem de seu sucesso.

11 É um número espiritual e de intuição. São pessoas que trazem alegria para as pessoas e inspiração. Geralmente são pessoas que tem os pés no chão e algumas vezes podem ser inconvenientes.

O LAR E A CASA

O lar é mais importante do que a casa!
Costuma-se fazer uma grande confusão entre os termos LAR e CASA,e geralmente dá-se um valor enorme à CASA,que muitas vezes é causa que costuma influenciar na harmonia dos conjuges.

O LAR é como se fora um angulo reto nas linhas do plano da evolução divina.

-a reta vertical é o sentimento feminino,envolvido nas inspirações criadoras.
-a reta horizontal é o sentimento masculino,em marcha de realizações no campo do progresso comum.

O LAR é o sagrado vértice onde o homem e a mulher se encontram para o entendimento indispensavel.

É templo,onde as criaturas devem unir-se espiritual antes que corporalmente.

O LAR são as pessoas e não as paredes da casa.

quarta-feira, 16 de julho de 2008

PENSAR E SENTIR

É incrivel o quanto nós podemos viajar sem sair do lugar,só com o PENSAMENTO e o SENTIMENTO.

-o PENSAR e o SENTIR cria esse mundo que temos como real,não existe forças mais poderosas na vida do que o PENSAR E O SENTIR.

E nós, devemos procurar controlar um pouquinho esse PENSAR e esse SENTIR para nos sintonizar com FORÇAS VIBRATÓRIAS mais sutis,mais agradaveis,mais estaveis,pra atravéz do alimentar dessas forças,possamos nos tornar fortes,no positivismo,na harmonia,na tranquilidade.

-a sabedoria nos toca em certos momentos e em outros ela foge.
-em certos momentos estamos mais sábios,e em outros mais tolos

-Precisamos ter uma fonte de prazer espiritual que encha de BEM ESTAR o nosso corpo,pra podermos anestesiar o impacto das coisas ruins.

-Temos que aprender logo,para não termos que viver várias vezes a mesma situação desagradavel.

-A força que precisamos para viver nesse mundo,não vem desse mundo,e sim do MUNDO ESPIRITUAL.

FAZ PARTE DO COTIDIANO TER UM MOMENTO DE LUCIDEZ PELO MENOS

MORRER É PRECISO

Nós estamos acostumados a ligar a palavra morte apenas há ausência de vida e isso é um erro.

Existem outros tipos de morte e precisamos morrer todo dia.

A morte nada mais é do que uma passagem, uma transformação.

Não existe planta sem a morte da semente, nem do embrião sem a morte do óvulo e do esperma, não existe borboleta sem a morte da lagarta.

A morte nada mais é do que o ponto de partida para algo novo.

A fronteira entre o passado e o futuro.

Se você quer ser um bom universitário, mate dentro de você o secundarista aéreo que acha que ainda tem muito tempo pela frente.

Quer ser um bom profissional?
Então mate dentro de você, o universitário descomprometido que acha que a vida se resume a estudar, o suficiente para ser aprovado.

Quer ter um bom relacionamento?
Então mate dentro de você o jovem inseguro, ciumento, exigente, imaturo, egoísta que pensa que pode fazer tudo sozinho, sem ter que dividir espaços, projetos e tempo com mais ninguém.

Quer ter boas amizades?
Então mate dentro de si a pessoa insatisfeita e descompromissada, que só pensa em si mesmo. Mate o desejo de manipular as pessoas de acordo com a sua conveniência. Respeite seus amigos, colegas de trabalho, e vizinhos.

Enfim todo o processo de evolução exige que matemos o nosso “eu” passado inferior.

E qual o risco de agirmos assim?

O risco está em tentarmos ser duas pessoas ao mesmo tempo, perdendo o nosso foco, comprometendo nossa felicidade, e por fim prejudicando o nosso sucesso.

Muitas pessoas não evoluem porque ficam se agarrando ao que eram não se projetam para o que necessitam ou desejamos ser.

Elas querem uma nova vida, sem abrir mão da forma como pensavam ou como agiam .

Acabam se transformando em projetos inacabados, híbridos, adultos infantilizados.

Podemos até agir, às vezes como crianças, e mantermos as virtudes destas, tais como: brincadeiras, sorriso fácil, vitalidade, criatividade, pureza etc.

Porém agir sempre com equilíbrio.

Quer ser alguém melhor , evoluído e vitorioso?
Então, precisas matar em si, o egoísmo, o egocentrismo, para que surja um novo ser.

Pense nisso e morra, mas, não se esqueça de renascer melhor ainda.

O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem.

Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.

DE JOELHOS SIM!

Dentro das varias ritualisticas que se desenvolvem nos Terreiros de Umbanda,é comum vermos principalmente no inicio e termino dos trabalhos espirituais o corpo mediunico com os joelhos no chão.

Alguns veem esta postura como arcaica e sem sentido,porem nunca se deram ao trabalho de analisarem tal comportamento.

É de conhecimento geral que as primeiras religiões do globo terrestre ja inseriram a genuflexão em seus rituais,exteriorização de respeito junto ao Criador e tambem manifestação de humildade que todos devem ter,seja para com o Divino,seja para com o próximo.

Da mesma forma,o ato de postar-se de joelhos fazia e faz ver aos fiéis que assistiam ou assistem uma manifestação de religiosidade,a seriedade,o respeito e a simplicidade do sacerdote e dos médiuns,frente ao plano superior.

A implantação do ajoelhar-se tem como finalidade mostrar a Deus todo nosso carinho,obediencia,respeito e amor e o quanto somos pequeninos diante do universo criado por Ele,e para passar a assistencia de trabalho dos bons espiritos.

Infelizmente,é do conhecimento de todos que,ao lado de criaturas humildes,simples,meigas e caridosas que estão sempre dispostas a dar seu suor à Umbanda,existem outras tantas orgulhosas,vaidosas,!auto-suficientes!,que procuram a todo custo imporem-se aos demais,maximizando suas "qualidades" e minimizando as virtudes alheias.

Ostentam, falsas conquistas,querendo submeter todos os seus caprichos.Contudo,nada mais doloroso e incomodo para estas pessoas do que ficar em posição de subserviencia,de aparente inferioridade.

Tal postura lhes sangra a alma e lhes oprime o pétreo coração.

Suas visões ofuscadas não conseguem enxergar que tal rito e para seu próprio bem,para sua propria libertação dos sentimentos mesquinhos e posterior elevação espiritual,pois auxilia na quebra da vaidade e da soberba.

Alguns ate podem dizer que ao postar-se de joelhos, o médium pode ter em mente pensamentos diametralmente opostos aquela posição.

Mas aí meus irmãos é que termina a tarefa dos encarnados e inicia-se o processo de assepsia e lapidação dos arrogantes e vaidosos,levados a efeito pelos amigos de Aruanda,e assim,dando luz a estas pessoas e reconduzindo-as ao rebanho Divino.

JOELHOS AO CHÃO SIM!!!!!!

terça-feira, 15 de julho de 2008

COMO MUDAR SUA ENERGIA

ESTRATÉGIAS MENTAIS
(o que vc deve fazer de dentro para fora)

1.Pense sempre, de forma positiva.
Toda vez que um pensamento negativo vier à sua cabeça, troque-o por outro!
Para isso, é preciso muita disciplina mental.
Você não adquire isso do dia para a noite; assim como um “atleta”, treine muito.


2.Não tenha medo de nada e ninguém.
O medo é uma das maiores causas de nossas perturbações interiores.
Tenha fé em você mesmo.
Sentir medo é acreditar que os outros são poderosos.
Não dê poder ao próximo

3. Não se queixe.
Quando você reclama, tal qual um ímã, você atrai para si toda a carga negativa de suas próprias palavras.
A maioria das coisas que acabam dando errado, começa a se materializar quando nos lamentamos.

4. Risque a palavra “culpa” do seu dicionário.
Não se permita esta sensação, pois quando nos punimos, abrimos nossa retaguarda para espíritos opressores e agressores, que vibram com nossa melancolia.
Ignore-os

5. Não deixe que interferências externas tumultuem o seu cotidiano.
Livre-se de fofocas, comentários maldosos e gente deprimida.
Isto é contagioso. Seja prestativo com quem presta.
Sintonize com gente positiva e alto astral

6. Não se aborreça com facilidade e nem dê importância às pequenas coisas.
Quando nos irritamos, envenenamos nosso corpo e nossa mente.
Procure conviver com serenidade e quando tiver vontade de explodir, conte até dez

7. Viva o presente.
O ansioso vive no futuro.
O rancoroso, vive no passado.
Aproveite o aqui e agora.
Nada se repete, tudo passa.
Faça o seu dia valer a pena.
Não perca tempo com melindres e preocupações, pois só trazem doenças.

ENCERRANDO CICLOS

Em nosso caminho convém compreendermos quando uma etapa se encerra...

Se insistirmos em permanecer nela, perdemos a alegria e o sentido das outras que nos cabe viver...

Uma relação terminou?

A amizade longamente cultivada desapareceu sem explicações?

Você pode até passar muito tempo se perguntando por que isso aconteceu...

Poderá achar que só prosseguirá depois que entender os motivos de algo acabar subitamente...

Mas tal atitude será apenas um desgaste...

O que passou não voltará...

Melhor seria deixar simplesmente que tudo siga por si...

Por mais doloroso que seja, deve-se tentar transformar as recordações...

Tudo neste mundo visível é uma manifestação do mundo Invisível...

Do que está acontecendo em nosso coração...

Quando nos desprendemos de certas lembranças, abrimos espaço para uma nova etapa...

Não espere que lhe devolvam algo...

Não espere que reconheçam seu esforço...

Não espere que entendam seu Amor...

Deixe de rever na tela de seu emocional o mesmo programa mostrando como você sofreu com determinada perda...

Antes de começar um capítulo novo, é preciso terminar o antigo...

Lembre-se...

Houve uma época em que podia viver sem o que passou...

☜☞ Paulo Coelho ☜☞

segunda-feira, 14 de julho de 2008

ALECRIM



Nomes Populares
Alecrim, rosmarino, erva da recordação.

Nome Científico

Rosmarinus Officinalis / família Labiadas

Planeta

Sol

Origem

Sua origem remonta às praias do Mediterrâneo ( o nome rosmarinus vem do latino que significa "o orvalho que vem do mar", devido ao cheiro das flores vegetando à beira mar). . Carlos Magno obrigava os camponeses a cultivá-lo. Foi companheiro dos portugueses nas Entradas e Bandeiras. Antigamente queimava-se caules de alecrim para purificar o ar do quarto de doentes em hospitais.

Partes usadas

Folhas e flores

Lendas e Mitos

Conta-se que numa viagem Nossa Senhora sentou-se à sombra de um alecrim para dar de mamar ao menino Jesus: por isso acredita-se que a planta nunca atinja altura superior à de Jesus adulto.Outro conto diz que a Bela Adormecida foi acordada pelo príncipe com um ramo de alecrim.Os gregos usavam coroas de alecrim em festas, como símbolo da imortalidade.A crendice popular usa o alecrim para afastar olho gordo, erva da juventude eterna, do amor, amizade e alegria de viver. Erva colocada debaixo do travesseiro afasta maus sonhos. Tocar com alecrim na pessoa amada faz ter seu amor para sempre.

Características e Cultivo

Arbusto rústico e persistente, atinge até 2 metros de altura, com folhas resinosas, coriáceas, lineares e verde-escuras. O caule, quadrado, torna-se lenhoso à partir do segundo ano. Locais ensolarados, companheira da sálvia, brócoli e couve, atrai abelhas e repele moscas da cenoura. Solo drenado e permeável, vai bem mesmo nos pedregosos

Medicinal

Bom para os rins e vesícula e equilíbrio da pressão arterial, auxiliando a boa circulação; auxilia nos estados de depressão, dores reumáticas, digestão, facilita menstruação, combate gota, icterícia é anti-séptico, sedativo, fortalece a memória. Bochechos de infusão são recomendados para aliviar aftas, estomatites e gengivites.

Para asma:
fumo de alecrim ( reduzir a pedaços pequenos as folhas secas. Fazer cigarro e fumar quando ameaçar ataque de asma).
Para reumatismo, eczemas e contusões:
folhas cozidas no vinho usadas externamente.
Anti-séptico bucal:
infusão comum.
Para sarna:
infusão bem forte aplicada externamente.
Cicatrizante de feridas e tumores: folhas secas reduzidas a pó ou suco.


Cosmética

Vinagre de alecrim ou chá bem forte no cabelo depois de lavado estimula a saúde dos folículos capilares e evita a calvície; xampú para fortificar. Na pele, restabelece o ph natural (é ligeiramente adstringente).
Óleo de alecrim é bom para passar no corpo pós banho.
Creme para lábios sensíveis:
1 col café de manteiga de cacau, 1/3 de col de café de glicerina, essência de alecrim. Derreta a manteiga, misture a glicerina e o alecrim. Impede rachadura dos lábios ou irritação.Tônico facial de alecrim: 1,5 xíc de água, 1 maço de alecrim, 1/2 dose de conhaque. Ferver o alecrim na mistura de água e conhaque por 15 minutos. Filtre e conserve em vidro escuro. Para pele precocemente envelhecida: 50 gs de alecrim em infuso em 1 litro de água por 10 minutos. Coe e faça compressa no rosto após a limpeza.

Utilização

Uso caseiro:
Inseticida natural, plantado na horta protege as outras plantas. Ramos de alecrim frescos, colocados entre as roupas defendem-nas de ataque de traças.
Desinfetante de alecrim:
ferver folhas e pequenos caules de alecrim por meia hora.
Quanto menos água mais concentrado.
Espremer e usar para limpar louças e casas de banho. Para desengordurar melhor, misturar um pouco de detergente.
Guardar na geladeira, dura uma semana.
Galhos floridos secando num vaso na casa estimula a memória.
Uso culinário:
Aves e carnes brancas, carneiros, peixes, batatas, omeletes e molhos.
Carnes de caça, frutos do mar, pães. o famoso "néctar dos deuses"parece que é o mel de alecrim

Uso mágico:
Afasta olho gordo, erva da juventude eterna, do amor, amizade e alegria de viver. Erva colocada debaixo do travesseiro afasta maus sonhos. Tocar com alecrim na pessoa amada faz ter seu amor para sempre.
Poção de amizade leva alecrim.


Indicado para aqueles que tendem sempre a guardar, reter sentimentos como mágoas e ressentimentos, liberando estas energias já densas, alterando o seu padrão, realçando o exercício do perdão e trazendo a alegria e o amor á tona em nossos comportamentos.


Aromaterapia: O óleo essencial de alecrim é utilizado para dores musculares, reumatismo,artrite, prisão de ventre, tosse, sinusite, resfriado, bronquite, enxaqueca, deficiência de memória, cansaço.

Efeitos colaterais: Não é indicado durante a gravidez e nem para epiléticos; em caso de overdose pode causar gastroenterites e/ou nefrites.