quarta-feira, 20 de maio de 2009

UMBANDA E CIÊNCIA

Tal como o Espiritismo que abraçou, relativamente, o aspecto científico, a Umbanda também tem "sua" Ciência (ou parte científica).

O trato com a energia é seguramente a parte científica de qualquer religião, especialmente das reencarnacionistas e/ou que lidam com Espíritos de forma mediúnica.

Os Banhos de Ervas ou outros constituem, igualmente, aspectos científicos, pois que tudo é energia. As ervas em especial vem sendo estudada e utilizada a milênios, não apenas nas formas de banhos. Os banhos não são primazia das religiões, mas é uma prática milenar.

Como ciência ou aspectos científicos quero dizer que certos processos teriam eficácia independente do aspecto religioso puro. Claro que a religiosidade, a fé amplifica,dinamiza a eficácia dos processos em função dos fins.

Poderemos comentar procedimentos desse teor. Acredito que os banhos podem facilmente sair da órbita puramente religiosa e mística, e integrar o corpo da ciência. O único problema seria a medicina se apropriar de banhos e chás como instrumento de sua propriedade, rsrsr, e dizer quem pode indicar banhos e chás são os médicos, e se assim acontecer, o que não duvido pela ganância desmedida, os médicos passariam a ser Xamãs, Payes/Pajes, Curandeiros. rsrs.

E numa análise/ciência mais profunda abordar aspectos psicológicos, arquetipais e contribuir para o desenvolvimento de terapias numa abordagem holística.

Levar a ciência para a religião é preciso igualmente. Paulatinamente substituindo o maravilhoso, o mito, e o místicismo pelo conhecimento, doses homeopáticas, pois a dose pode matar o doente. O cuidado para que a ciência não desestabilize a fé, mas a fortaleça; e que a fé não despreze a ciência por fanatismo, mas a ajude.

O problema, sempre, vai ser a venda de processos genuinamente espirtituais. A ganância humana é desumana.

Casamento de ciência e religião é complicado, mas necessário.

Também, comentaríamos a ciência espiritual genuína e seu desenvolvimento, levantar véus.

Shanti, Shalom Aleichem.

Nenhum comentário: