segunda-feira, 12 de outubro de 2009

ALMA,ESPÍRITO E PERISPÍRITO

ESPÍRITO = Princípio inteligente do universo. Elemento espiritual e individual que constitui os seres chamados Espíritos.

ALMA = Espírito encarnado, ou seja, quando o Espírito está vestido do corpo carnal, chama-se de alma.

PERISPÍRITO = Corpo fluídico, semi-material, do Espírito, utilizado como agente intermediário entre o corpo e o espírito quando encarnado. O Espírito pela sua essência é um ser abstrato, que não pode exercer ação direta sobre a matéria bruta. Precisa de um elemento intermediário (fluido universal), daí a necessidade do envoltório fluídico - o perispírito.

Resumindo, o Espírito, enquanto não puro, perfeito, manifesta-se nos mundos materiais onde tem suas experiências evolutivas. Como é uma espécie de chama, digamos assim, o espírito não consegue manipular a matéria densa do corpo físico.

Então todo espírito ainda em processo evolutivo, e de acordo com a densidade de cada orbe, possui este corpo espiritual chamado perispírito, o qual é o modelo organizador biológico. Nele surgem as características de cada corpo antes de encarnar, e é nele que se formam as doenças antes de somatizadas.

O perispírito faz do Espírito um ser definido, tornando-o capaz de atuar sobre a matéria tangível. É o traço de união entre o Espírito e a matéria.

Quando encarnado, o Espírito se vale do Perispírito para atuar sobre o corpo e meio ambiente e, por seu intermédio, recebe sensações dos mesmos.

Despojado do corpo físico, pela desencarnação, o Espírito permanece com o perispírito, veículo de sua manifestação no Plano Espiritual e que será utilizado sempre que encarnar até que chegue a perfeição.

Ninguém conhece o espírito sem o perispírito. Quando um espírito se mostra pela mediunidade, é seu perispírito que vemos. A Terra é planeta por demais denso, materializado, e ninguém se manisfesta aqui sem o perispírito, nem mesmo os espíritos mais puros, que só dispensam o perispírito em mundos superiores, quando chegaram à perfeição.

Espirito e alma são a mesma coisa, o diferencial é que alma está "vestida" com o corpo de carne, o espírito está desencarnado, em seu mundo original.

O perispírito nada tem a ver nossos sentimentos, no sentido real, mas sua manifestação aparente, seja na espiritualidade ou na carne, será reflexo destes mesmo sentimentos, pois o pensamento é quem o molda.

No filme Ghost, o espirito que tenta pegar algo e não consegue foi porque não sabia utilizar o perispirito: seu pensamento é que não tinha mais corpo, como pegar matéria se era espírito? Mas entendendo que o pensamento pode manipular a matéria (pois está vestido com um corpo semi-material) passou a controlar este poder.

Para entender mais simplesmente, pense que continuaremos tendo corpo ao desencarnar, que nos parecerá semelhante ao atual, mas menos denso. Por isso é um erro quando um Doutrinador diz ao Espírito sofredor que está sendo esclarecido, que ele já não tem corpo. Ele tem, só não é de carne.

O espírito, propriamente dito, não tem forma definida (assim diz O Livro dos Espíritos). Então ele possui um corpo para que tenha alguma forma. Para nós isto ainda é necessário pois não podemos ainda compreender certas "nuances" do espírito.

Este corpo não é um corpo físico, mas é um corpo.
Do que ele é constituído? Ninguém sabe ao certo, as únicas informações que temos são vindas de O Livro dos Espíritos e de outras obras (Evolução em Dois Mundos - André Luiz, por exemplo). O que nos é dito que este corpo espiritual é constituído de uma matéria "plástica" semi-material (possui propriedades materiais e espirituais, só que intangível aos sentidos humanos). Este corpo espiritual possui diversos nomes nas mais variadas seitas que existem por aí. Dentro do Espiritismo é chamado de perispírito (o André Luiz o chama de "psicossoma").

Então este perispírito é o envoltório do espírito, é o seu corpo só que espiritual.

Quando encarnados, além do perispírito, possuímos também o corpo físico.

O perispírito funciona como veículo de comunicação entre o espírito e o corpo físico. É através dele que o espírito comanda o seu corpo físico. Quando este corpo físico morre o espírito (junto com seu perispírito) ficam livres para atuar única e exclusivamente no mundo espiritual.

Então, apenas para uma definição didática, Kardec propôs que o termo alma seria usado para designar o espírito quando estivesse encarnado. Nós somos alma porque estamos encarnados. Quando desencarnarmos seremos espírito. Mas isto tudo vira um jogo de palavras pois é só mesmo para diferenciarmos uma coisa da outra.

A AURA é o conjunto de radiações energéticas do perispírito e, incluindo radiações mentais do Espírito. Ela tem características individuais, expressando o estado evolutivo moral e intelectual do Espírito.

Estas radiações se expandem além do perispírito, formando um halo de características e cores próprias a cada ser, possíveis de serem observadas por médiuns videntes.

Dizem que os que têm raiva, por exemplo, e/ou possuem exageradas e desvirtuadas as funções genésicas, têm sua aura com colorações avermelhadas. É só um exemplo para entender quando falo de "cores próprias".

Então resumimos dizendo que a AURA não é o perispírito mas uma emanação energética dele, que pode se observada por videntes e espíritos como um halo colorido tão largo quando a evolução moral do ser.

O espírito não tem forma, por isso a comparação a uma "chama".
Sendo puramente espiritual, precisando acessar um mundo material, utiliza-se deste corpo intermediário, que não é tão denso, facilitando conectar-se com a matéria.

Dizem os espíritos que o Perispírito é utilizado em todos os mundos até a perfeição, embora, quanto mais evoluído o espírito, menos denso o corpo, mais sutil o perispírito.

No universo só existem 03 princípios:
DEUS, ESPÍRITO E MATÉRIA.

fonte:Espiritsmo sem milindres

4 comentários:

Michele disse...

Mas o que dizer das santas almas!? Se alma é o espirito encarnado, como fica isso!?

Michele disse...

Mas o que dizer das santas almas!? Se alma é o espirito encarnado, como fica isso!?

Unknown disse...

Os espíritos estão classificados em 3 ordens.
1)Espíritos Imperfeitos
2)Bons Espíritos
3)Espíritos Puros

Veja mais detalhes nas Questões 100 a 112 do Livro dos Espíritos de Allan Kardec que vende em todas as livrarias e centros espíritas

O que chamamos de santas almas estão enquadradas na ordem dos Bons Espíritos cujas qualidades e poderes são utilizados para o bem de acordo com seu elevado grau de elevação espiritual ou na ordem de Espíritos Puros que são os mensageiros e ministros de Deus.

davila disse...

Mas se alma sao os encarnados. Como santas ?