domingo, 10 de janeiro de 2010

FLUIDO UNIVERSAL

O fluido universal é a matéria básica fundamental de todo o Universo material e espiritual, a matéria elementar primitiva. É altamente influenciável pelo pensamento (que é uma forma de energia), podendo se modificar, assumir formas e propriedades particulares.

A ação do Pensamento Divino sobre o fluido universal deu origem às nebulosas, aos sistemas estelares, aos planetas e astros. É nessa matéria fluídica que o Criador executa o plano existencial. O fluido universal preenche todo o espaço existente entre os mundos. Por meio dele viajam as ondas do pensamento, do mesmo modo que as ondas sonoras se projetam na camada atmosférica.

Em torno dos planetas, o fluido universal apresenta-se modificado. A presença da vida no orbe impõe-lhe características especiais, pois que é alterado pela atividade mental dos habitantes. Assim, nos mundos mais primitivos, o fluido universal que os circunda apresenta-se escuro e pesado. Nos mundos mais civilizados, a atmosfera espiritual é mais leve e luminosa.

Para melhor compreensão, pode-se dizer que esse princípio elementar tem dois estados distintos: o da imponderabilidade ou de eterização (estado normal primitivo), e o de ponderabilidade ou de materialização.

Ao primeiro estado pertencem os fenômenos do mundo invisível e ao segundo os do mundo visível. Logicamente entre os dois pontos existem inúmeras formas intermediárias de transformação do fluido em matéria tangível.

No estudo deste importante assunto poderemos entender a origem de muitas afecções do ser humano e os fundamentos da fluido terapia, largamente empregada nos centros espíritas, na profilaxia e tratamento das enfermidades físicas e espirituais.

“... No estado de eterização, o fluido universal não é uniforme; sem cessar de ser etéreo, passa por modificações tão variadas em seu gênero, e mais numerosas talvez, do que no estado de matéria tangível. Tais modificações constituem fluidos distintos que, se bem sejam procedentes do mesmo princípio, são dotados de propriedades especiais, e dão lugar aos fenômenos particulares do mundo invisível. Uma vez que tudo é relativo, esses fluidos têm para os Espíritos, que em si mesmo são fluídicos, uma aparência material quanto a dos objetos tangíveis para os encarnados, e são para eles o que para nós são as substâncias do mundo terrestre; eles as elaboram, as combinam para produzir efeitos determinados como o fazem os homens com seus materiais, embora usando processos diferentes” - (Allan Kardec - A Gênese, cap. XIV, item 3). Do fluido Universal exaurimos o Fluido Vital...

FLUIDO VITAL

“Os Espíritos afirmam que uma das modificações mais importantes do fluido universal é o fluido vital. Ele é o responsável pela força motriz que movimenta os corpos vivos. Sem ele, a matéria é inerte. Podemos dizer que ele é responsável pela animalização da matéria, pois, segundo os Espíritos, a vida é resultado da ação de um agente sobre a matéria. Esse agente é o fluido vital. É ele que dá vida a todos os seres que o absorvem e assimilam. A matéria sem ele não tem vida assim como ele sem a matéria não é vida. Quando os seres orgânicos perdem a vitalidade, por ocasião da morte, a matéria se decompõe formando novos corpos e o fluido vital volta à massa, ao todo universal, para novas combinações e utilizações no Universo. Cada ser tem uma quantidade de fluido vital, de acordo com suas necessidades. As variações dependem de uma série de fatores”.

Allan Kardec nos instrui sobre o assunto em O Livro dos Espíritos, pergunta 70:

Estudando esses fundamentos à luz do Espiritismo, chegamos à compreensão de muitas coisas simples que nos pareciam complicadas e irreais, como por exemplo, a citação de Moisés na Bíblia sobre a origem do homem. Diz ele:

“ Deus formou o corpo do homem do limo da terra e lhe deu uma alma vivente à sua semelhança”.

Ele estava certo, pois queria dizer que o corpo material era formado dos mesmos elementos que tinham servido para formar o pó da terra. A “alma vivente à sua semelhança” é o princípio inteligente ou espiritual retirado da essência divina, fazendo grande distinção entre o material e o espiritual. Por isso, devemos levar em consideração tanto a Ciência quanto a Religião e as palavras de homens como Luis Pasteur que disse:

“Um pouco de ciência nos afasta de Deus. Muito nos aproxima...”

Assim, compreendemos que um conhecimento cientifico parcial serve apenas para distanciar o homem de Deus e em sentido oposto, quanto mais a ciência buscar, mais a levará até Deus.

Como Stephen Hawking, considerado o mais brilhante físico teórico desde Albert Einstein, conclui no último parágrafo de sua obra: “Uma Breve História do Tempo”, condições para “conhecer a mente de Deus”, embora não tenha ainda se aproximado de Deus... Diz o trecho:

“Entretanto, se descobrirmos de fato uma teoria completa, ela deverá, ao longo do tempo, ser compreendida, grosso modo, por todas e não apenas por alguns poucos cientistas. Então, devemos todos, filósofos, cientistas e mesmo leigos, ser capazes de fazer parte das discussões sobre as questões de porque nós e o Universo existimos. Se encontrarmos as respostas para isso teremos o triunfo definitivo da razão humana, porque, então, teremos atingido o conhecimento da mente de Deus”...

Indo de encontro a Hawking, Kardec diz:

“... o conhecimento dos atributos da divindade é uma necessidade imperiosa para que o homem venha um dia a saber quem é Deus.

A VISÃO DE DEUS
Jesus disse que apenas os puros de coração veriam ou verão Deus, assim entendemos que a visão de Deus é uma conquista das almas que já se elevaram.

Como se faz essa evolução que permite ao homem que sua alma vislumbre Deus?

... Vou usar um simbolismo simples... Supomos que como meta, você tenha que subir até o topo de uma montanha. Quando começa a subir, percebe a neblina e por vezes a escalada parece difícil, ao ponto de muitas vezes querer desistir, então, continuando a sua escalada, já percebe uma luz difusa, mas a medida que sobe, a neblina vai se esvaindo e a luz fica cada vez mais definida até que chega ao topo e a luz do Sol se apresenta em todo o seu esplendor...

Podemos entender esse simbolismo através da busca espiritual cujo instrumento é o perispírito. O perispírito apresenta densidade proporcional ao progresso de cada individuo. Como não estamos muito adiantados na escalada evolutiva, as impurezas do perispirito funcionam como uma espécie de catarata para a visão da alma, restringindo-lhe o campo visual.

Mas, como a lei do progresso é inexorável, a cada encarnação vamos lavando o tecido perispiritual, de modo que os vários retornos a Terra através da reencarnação é comparado a um filtro, que filtra todas as impurezas da alma através das experiências e do livre arbítreo. Ao final de cada experiência na matéria, o Espírito terá dado alguns passos rumo a perfeição, que é o seu objetivo maior.

Essa visão, não é a visão física, como vulgarmente conhecemos, mas a integração do pensamento da alma com o pensamento de Deus, submetendo-se espontaneamente à sua vontade e obedecendo aos seus desígnios.

O Espiritismo oferece farto material para raciocínios lógicos, capazes de levar o homem sério, a saber, intimamente que Deus existe e que é a Inteligência Suprema, causa primária de todas as coisas, sem necessidade de satélites e observatórios espaciais que, se podem auxiliar a ciência nos seus estudos, nunca poderão proporcionar a visão de Deus através da ótica humana.

Em relação à ciência, vamos encerrar nossas reflexões acerca de Deus com as palavras de Carl Lineu (1707-1778), naturalista sueco, fundador da moderna sistematização botânica e zoológica, que afirmou:

“É, pois, justo acreditar que há um Deus imenso, eterno, incriado, sem o qual nada existe e que tenha feito e coordenado esta obra universal. Esse Deus escapa-se-nos à vista e, não obstante, no-lo repleta de Luz. Só em pensamento podemos aprendê-lo e é neste profundo santuário que se oculta a sua majestade.”

Aqui deixamos o terreno científico e entraremos no terreno das crenças...

fonte:muitas vidas,um só espirito

Nenhum comentário: