quinta-feira, 18 de novembro de 2010

A EDUCAÇÃO DO ESPIRITO

A educação assume caráter da mais alta importância como mola de todo o progresso humano no debaldar do 3º. Milênio. Mas não nos referimos apenas a educação no seu aspecto intelectual, mas a educação que compreende o homem no seu sentido integral, a educação que atinge o sentimento, que eleva, que aprimora, que auxilia a evolução do espírito. A educação por excelência, é a educação que olha o homem como ser integral, como Espírito eterno, criado para a perfeição, e a Educação do Espírito.

Receber o espírito que retorna, auxiliar na sua preparação interior, auxiliar o despertar de qualidades superiores, acordar em seu intimo os compromissos assumidos no Mundo Espiritual, abrir espaço e colaborar na ação deste Espírito para que ele encontre campo propício para a realização de sua tarefa, é trabalho importante (das instituições religiosas), assim como da família que estuda sobre a espiritualidade.

A criança necessita compreender que é um Espírito reencarnado, filho de Deus, que vem evoluindo milênios afora e que seu destino é a perfeição em mundos mais elevados. Necessita compreender as leis divinas que regem todos os seres, a Lei da Causa e do Efeito que rege nossa existência e nos impulsiona a evoluir, as conseqüências morais de todos os seus atos, bem como compreender que trás compromissos assumidos na Espiritualidade e tem tarefas a cumprir no nosso planeta.
A transformação da humanidade é trabalho educativo, como frisou Kardec, em Obras Póstumas:

“É pela educação, mais do que pela instrução, que se transforma a humanidade”.

“A educação, se bem entendida, é a chave do progresso moral. Quando se conhecer a arte de manejar o caráter como se conhece e de manejar a inteligência, poder-se-á endireitá-los, como se endireitam as plantas jovens.”

Essa educação transforma, regenera, equilibra e conduz o desenvolvimento integral do Espírito, é tarefa de educação com Jesus.

extraído da internet

Nenhum comentário: